”21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” tem início, nesta sexta, em Caruaru

Programação também comemora o Dia da Consciência Negra e o Dia Laranja

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, inicia, nesta sexta-feira (20), a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que será vivenciada até o dia 10 de dezembro, data que também se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Essa ação segue a campanha global “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” que, no Brasil, aumentam 5 dias, pois se inicia no Dia da Consciência Negra.

A mobilização acontece no mundo inteiro e é apoiada pela campanha do Secretário-geral da ONU, António Guterres, “Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A ação tem o objetivo de sensibilizar e estimular o ativismo, além de compartilhar conhecimento, prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas de todo o mundo.

A programação é vasta e pode ser conferida através do link:https://caruaru.pe.gov.br/21-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres-de-20-de-novembro-a-10-de-dezembro-de-2020/.
Na ocasião também serão celebrados o Dia Laranja, que foi proclamado pela Organização das Nações Unidas o dia 25 de cada mês, como momento de aumentar a conscientização e as ações para o fim da violência contra mulheres e meninas, e o Dia da Consciência Negra (20).

Para a secretária de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia, os dados de violência contra a mulher, no município, são altos e é por isso que a Prefeitura de Caruaru tem intensificado os serviços de apoio às vítimas. “Nós ampliamos a assistência às vítimas, por meio do acolhimento e das ações preventivas. Só este ano, o Centro de Referência da Mulher teve equipe técnica reforçada, garantido o acolhimento e atendimentos jurídico e psicossocial. Foram mais de 1600 atendimentos até outubro passado, quase o dobro do mesmo período de 2019”, afirmou.

Para chegar até as vítimas, o Centro de Referência da Mulher (CRM) passou a atender também de forma remota, por meio de chamada de vídeo e pelo WhatsApp, além de manter o atendimento presencial, mesmo durante a pandemia. O CRM funciona na Rua Gouveia de Barros, 02 – Maurício de Nassau, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, basta ligar para o telefone: 81 – 98384 4310 (WhatsApp) e 3721 0499. A vítima também pode acionar a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, através do telefone: 81 – 98384 3226 (WhatsApp).

PROGRAMAÇÃO:

DATA LOCAL HORÁRIO ATIVIDADE
20/11/20 (sexta) On line Abertura.

Lançamento da campanha por meio de cards e programação.

21/11/20 (sábado) On line 15h Palestra on line: Importância das políticas educacionais  de inclusão social para a garantia de direitos da população negra, com enfoque nas mulheres negras.

Convidada: Elaine Rocha, Diretora geral do IFPE Caruaru.

Evento realizado em parceria entre: SPM, Conselho de Políticas de Igualdade Racial (COPPIR) e IFPE.

23/11/20 (Segunda) CRM 13h Formação continuada CRM
24/11/20 (terça) CRM 13h Formação continuada CRM

25/11/20 (quarta) Atitude

Casa da mulher artesã.Alto do Moura

On line

11h

Formação sociopolítica sobre Enfrentamento à Violência.

Divulgação das principais leis sobre enfrentamento à violência contra as mulheres. – cards.

26/11/20 (Quinta) Bares e restaurantes 19h Colagem de cartazes com telefones úteis da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em bares e restaurantes.
27/11/20 (sexta) Bares e restaurantes 19h Colagem de cartazes com telefones úteis da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em bares e restaurantes.
30/11/20

(Seg)

On line 10h Formação continuada para a Patrulha Municipal Maria da Penha e Centro de Referência da Mulher

Tema: Políticas Públicas de enfrentamento a violência contra a mulher: uma análise sobre a efetividade da Patrulha Maria da Penha

Convidada: Msc. Ana Cecilia Carvalho Sousa Morais Helal(UFPI)

1º/12/20 (terça) Sec. de Saúde 14h Formação sobre enfrentamento à violência contra as mulheres e enfrentamento à violência obstétrica para Residentes da Secretaria de Saúde
02/12/20 (quarta) Unidade Escola Dr. Antônio Vieira.

Resid. Jardins

09h

18h

Formação sobre enfrentamento à violência obstétrica e enfrentamento à violência contra as mulheres para profissionais da Rede Municipal de Saúde.

Ação de enfrentamento à Violência no Residencial Jardins

03/12/20 (quinta) On line 15h Palestraon line: “A importância do engajamento dos homens no enfrentamento à violência contra as mulheres” – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Laço Branco

(Prof. Dr. Marcelo Miranda)

04/12/20 (sexta) SPM

On line

09 às 12h.
13h às 16h.
Formação continuada da Patrulha Municipal Maria da Penha com aPatrulha Maria da Penha da Polícia Militar

Formação: “Enfrentamento à violência obstétrica”. Público-alvo: gestantes. Semana do Bebê.

07/12/20 (segunda) On line 14h às 16h Palestraon line com o tema:

Mulheres e Hip Hop: Empoderamento através da música.

08/12/20 (terça) On line

19h

Palestra on line: “Empoderamento de mulheres negras como mecanismo de enfrentamento ao racismo”.

Convidada: Dra. Elaine Ferreira do Nascimento (UFPI).

Promovida pelo Conselho Municipal da Mulher de Caruaru em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru.

09/12/20 (quarta) SPM 10h às 12h Oficina para cabelo Afro.

Dicas e tratamento

Transição capilar.

Tema: “Autoestima como mecanismo de enfrentamento à violência.”

10/12/20 (quinta) SPM 14h às 17h Oficina: “Autonomia Econômica das Mulheres Negras como mecanismo para superar a violência.”