Ações voltadas para as mulheres são destaque no São João de Caruaru

A ativação de três espaços na festa têm contribuído para o acolhimento social, proteção das mulheres e protagonismo feminino

(Fotos: Janaína Pepeu)

O São João de Caruaru é uma festa grandiosa em todos os sentidos: em número de polos e atrações, na estrutura, organização, segurança. Porém, outro ponto que vale ressaltar, são as ações direcionadas para as mulheres que frequentam o evento, promovidas pela Prefeitura de Caruaru. Nesse sentido, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) tem desenvolvido ações voltadas ao protagonismo feminino, diversão e garantia dos direitos das mulheres. Três intervenções estão sendo realizadas, em três espaços, pelo segundo ano consecutivo. São eles: ‘Espaço da Mulher’, a ‘Casa da Mulher’ e a ‘Feira da Mulher Empreendedora’.

O Espaço da Mulher, localizado Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga começou a funcionar no dia dois de junho, na abertura dos festejos do polo. Localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves, o serviço atua em conjunto com o posto de saúde, Juizado do Forró, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Centro Integrado de Monitoramento e Gestão de Eventos (CIMGE), no tocante a qualquer tipo de violência, ou problemas de saúde em que as mulheres possam sofrer dentro do Pátio de Eventos. No local, estão sendo oferecidos serviços de orientação jurídica concernentes aos direitos das mulheres, encaminhamentos diversos, acompanhamento psicológico, entre outros.

Já na Estação Ferroviária a ‘Casa da Mulher’ funciona como um ‘espaço família’ que não atende só as mulheres que precisam amamentar, onde elas também podem encontrar um local próprio para descansar, trocar as fraldas dos bebês num fraldário equipado, e que pode ser usado por toda a família, inclusive os papais. Em um ambiente lúdico, as equipes vêm se revezando para promover a divulgação dos serviços da SPM voltado para famílias que vierem conhecer o São João de Caruaru, com um acolhimento especial para as grávidas e mulheres idosas. O espaço conta, inclusive, com banheiro apropriado (não químico) adulto e infantil, para dar mais comodidade aos visitantes.

Também na Estação, é possível encontrar a ‘Feira da Mulher Empreendedora’ com a venda de artesanato focada no empreendedorismo feminino, tendo como expositoras as mulheres atendidas pelos programas desenvolvidos pela SPM. Dez stands de vendas estão montados na área destinada para as artesãs comercializarem sua produção sem nenhum custo. “Esse é o quarto ano que eu venho curtir o Arraial do Idoso aqui na Estação. Fiquei surpresa com esse espaço para as mulheres e achei a iniciativa muito bacana de ter um local para a gente que é idoso poder descansar um pouco e para as mães e filhos se sentirem mais à vontade”, ressaltou a aposentada Doralice Santos, de Jaboatão dos Guararapes-PE.

“Em 2018, a SPM otimizou o trabalho que já havia sido iniciado no São João de 2017, com a criação desses três espaços onde nós fazemos o acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, otimizamos a economia produtiva local feminina da nossa cidade e oferecemos apoio às famílias. Tudo isso foi pensado na sensibilidade e necessidade da mulher que frequenta o nosso evento que é tão grandioso, que tem prioridade na gestão da nossa prefeita Raquel Lyra”, destacou a secretária da SPM, Perpétua Dantas.

Duas ações festivas também estão previstas para promover o lazer das mulheres que frequentam os festejos juninos do município. Para a noite de São João, em 24 de junho, a prefeitura reservou uma programação exclusivamente feminina para o Polo Azulão com apenas cantoras no palco. A cena musical caruaruense será representada por grandes nomes: Rogéria, Gabi da Pele Preta, Riá Oliveira e Bia Marinho. As apresentações terão início, neste dia, às 20h. Outra intervenção cultural será realizada no dia 29, uma noite junina repleta de atrações femininas e o mais autêntico forró de pé-de-serra, no Polo das Quadrilhas. Vai ser a partir das 21h com 13 atrações. Serão elas: Marlene do Forró, Lucinha Torres, Chris Mendes, Ivete Cáiro, Rose Aguilar, Nay Harison de Lucena, Edilene Lira, Leonora Moreno, Renilda Cardoso, Joana Angélica, As Fulô, Coral SPM, e Mariene do Forró.

COMPARTILHAR