Aprender com Saúde realiza ação integrada nas escolas do município

A Secretaria de Saúde de Caruaru, por meio da coordenação do Programa Aprender com Saúde, realizou, nesta quinta-feira (24), uma ação na Escola Municipal Presidente Kennedy, que contou com a equipe de Saúde da Família do bairro Agamenon Magalhães II.

Na ocasião, foi realizada uma gincana com as seguintes temáticas: receitas saudáveis, apresentação de histórias infantis com o mesmo tema, abordando receitas e os benefícios de uma alimentação saudável na prevenção da obesidade. Além disso, foram realizadas orientações quanto à saúde bucal e a aplicação da vacina contra a Covid-19.

Participaram das ações escolares, as turmas do Pré até o 5° ano. As ações do Aprender com Saúde são realizadas mensalmente pelas equipes de saúde dos territórios, de acordo com as temáticas propostas pelo programa.

“O Programa Aprender com Saúde busca a integração e articulação permanente da Educação e da Saúde e tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde buscando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno aprendizado de crianças e jovens da rede pública de ensino”, disse a coordenadora do programa, Marcella Leal.

*Hortas pedagógicas*

Uma das ações do Programa Aprender com Saúde é o projeto “Hortas pedagógicas: uma experiência agrícola nas escola das zona rural de Caruaru”, que tem com objetivo promover a cultura e costumes do campesinato através de práticas agrícolas no ambiente escolar e incentivar a alimentação saudável.

Alem do incentivo à alimentação saudável, o projeto aborda também temas relacionados com a agricultura, sempre contextualizando com as disciplinas da grade escolar, urbanização, meio ambiente, poluição, reciclagem, entre outros, que serão trabalhados ao longo da vivência e das práticas nas hortas.

O responsável pela atividade é o profissional de Educação Física e residente em Saúde da Família do Campo, Wellington Rodrigues, em parceria com o Sindicato Rural de Caruaru e representantes do Movimento Sem Terra. As atividades acontecem na Escola São Judas Tadeu, no território de Contendas, e na Escola José Severino, localizada no assentamento Normandia.

COMPARTILHAR