Calouros de Medicina da UFPE participam de encontro com Secretário de Saúde de Caruaru

(Fotos: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Caruaru recebeu, nesta segunda-feira (25), a visita dos calouros do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Cerca de 80 alunos participaram da conversa com o secretário de Saúde, Francisco Santos, que aproveitou a ocasião para explicar o funcionamento da Rede Municipal de Saúde.

“É uma excelente oportunidade para os estudantes começarem a se aproximar da rede pública de saúde, entender nossa realidade e, no decorrer do curso e ao fim dele, também fazer parte do SUS municipal”, explicou o secretário que também leciona no curso de Medicina da UFPE de Caruaru.

Para o estudante Flávio Laurentino Júnior, de 18 anos, a conversa com secretário de Saúde serviu para entender melhor o sistema. “Foi bem interessante este encontro, pois ele abriu a nossa visão para outras concepções do que a gente está acostumado a escutar sobre o Sistema Único de Saúde. Muita gente só critica e nunca para pra ouvir qual é o lado que tem para defender deste sistema. Acredito que essa conversa vai melhorar ainda mais o futuro da minha profissão e me fazer dar o melhor apoio possível para a saúde da sociedade”, disso o futuro médico.

Já para a caloura Carla Alves e Silva, de 21 anos, o que impressionou na palestra foram os números apresentados pelo secretário de Saúde. “Quem está de fora nunca imagina que os recursos que vem para a Saúde não são suficientes. Quebrou uma concepção que eu tinha de que o dinheiro recebido era suficiente para tudo. Sem contar a defesa do SUS pelo secretário, já que é algo que todos nós utilizamos, independente de frequentar ou não os postos de saúde públicos”.

A aproximação com as universidades é um dos objetivos do secretário de Saúde, que está fazendo uma co-gestão com algumas entidades para dividir responsabilidades e conseguir melhorar o SUS municipal.