Portal atualizado em: 28/01/2023 | 17:58h

Saúde

Autor: Comunicação

Caruaru mantem medidas preventivas contra o sarampo e anuncia novo público para vacinação

A Secretaria de Saúde de Caruaru recebeu a confirmação laboratorial de dois casos de sarampo em nosso município. A confirmação foi feita pela Fiocruz Rio de Janeiro e divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde. As ocorrências são relacionadas a estudantes que participaram de uma excursão para Porto Seguro entre o final de junho e início […]

16/08/2019 13h03

Viral Diseases – Hand Infected – Hand foot and mouth disease HFMD

A Secretaria de Saúde de Caruaru recebeu a confirmação laboratorial de dois casos de sarampo em nosso município. A confirmação foi feita pela Fiocruz Rio de Janeiro e divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde. As ocorrências são relacionadas a estudantes que participaram de uma excursão para Porto Seguro entre o final de junho e início de julho.

Desde a primeira suspeita do caso de sarampo importado, quando o paciente contrai a doença em outra localidade, a Secretaria Municipal de Saúde está tomando as medidas preventivas que são necessárias ao caso. Até o momento, 700 doses de bloqueio foram administradas e mais de cinco mil doses de vacina aplicadas nas unidades de saúde.
Há ainda uma intensificação na revisão dos cartões de vacina; imunização de rotina em todas as Unidades Básicas de Saúde (população em geral); busca ativa nos domicílios dos casos suspeitos e bloqueio vacinal de contatos; vacinação nas escolas e hospitais privados e públicos do território; educação em saúde para a população em todas Unidades Básicas de Saúde, entre outras. “Recebemos a notificação positiva do caso hoje, mas todas as medidas já haviam sido tomadas. E agora, continua o trabalho de rotina junto a população”, esclareceu a secretária executiva de Atenção Básica, Lillian Leite.

*NOVO PÚBLICO* – Com o objetivo de aumentar a proteção da população suscetível e diminuir a possibilidade da ocorrência de novos casos de sarampo em Pernambuco, foi liberada a imunização, com a administração de uma dose da vacina tríplice viral, para crianças de seis meses a menores de um ano.

A vacina estará disponível para Caruaru a partir da próxima segunda-feira (19), em todas as unidades básicas de saúde do município. É importante esclarecer aos pais ou responsáveis, que a dose administrada da vacina tríplice viral nesta faixa etária não é considerada válida para fins do calendário básico de imunização da criança, sendo necessária, a aplicação das duas doses com um ano (1ª dose) e com um ano e três meses (2ª dose).

É importante lembrar que quem já tomou as duas doses da vacina, pelo menos uma vez na vida, está imune e não precisa tomar a vacina novamente. O alvo prioritário do reforço da vacina devem ser as crianças menores de cinco anos, principalmente as de um ano (1ª dose) e de um ano e três meses (2ª dose). Para adultos com até 29 anos, é necessário apresentar duas doses da vacina tríplice viral. Já em adultos com até 49 anos, é preciso apresentar, pelo menos, uma dose da vacina tríplice viral.

As vacinas podem ser aplicadas em qualquer unidade básica de saúde e é importante levar um documento de identidade, cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade