Caruaru adota sistema pioneiro de TI para educação na rede municipal

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Educação, lança, nesta quinta-feira (14/06), para todos os gestores das escolas municipais, o projeto “Aprova Caruaru”,que tem como principal objetivo articular e estimular melhorias da qualidade da aprendizagem dos alunos por meio de ferramentas de tecnologia. O encontro será no Auditório da UNIFAVIP –Wyden, a partir das 8h.

O encontro com os gestores faz parte da primeira parte do projeto que é o de Mobilização do Programa Aprova Caruaru quando será apresentado o software GDA, desenvolvido pela empresa Mídias Educativas. O GDA – Sistema de Gestão de Desempenho e Avaliação, monitora a aprendizagem e oferece aos seus usuários (os gestores), relatórios completos que poderão ser impressos ou online. Também fornece relatórios dos pontos fortes e fracos, o que facilita a tomada de decisões com mais clareza e assertividade. O sistema fornece ainda melhorias relativas à medição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil (Ideb) permitindo que sejam feitas quatro avaliações por ano.

“Nossa cidade larga na frente na implementação do programa Aprova Caruaru que tem como finalidade avaliar, de forma padronizada e em tempo real, todos os mais 42 mil estudantes da nossa rede, proporcionando aos professores identificar o rendimento escolar de forma personalizada a partir dos seus resultados”, explica Rubenildo Moura, Secretário de Educação de Caruaru. Ainda segundo ele, o sistema utiliza plataformas digitais de alta tecnologia e foi desenvolvido com exclusividade atendendo à realidade do município.

“O GDA possibilita o desenvolvimento de estratégias de apoio pedagógico para aqueles alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem durante o ano letivo. Particularmente, serão beneficiados mais de 2.300 professores que serão capacitados em avaliação educacional, em elaboração de itens de avaliação e em acompanhamento pedagógico”, completa o secretário.

O Aprova Caruaru, que utiliza a ferramenta GDA, faz parte das ações do projeto Juntos pela Educação, lançado em junho de 2017, com envolvimento de toda a sociedade e que visa melhorar a qualidade de ensino em Caruaru.

“O software foi desenvolvido para ajudar a melhorar os índices educacionais e monitorar a atuação de todos os atores que compõem o sistema educacional. Do alunoao professor, passando pelos gestores e a própria secretaria de educação. Ele foi feito para contribuir na análise e avaliação dessas informações. Mais ainda, com esses dados ficam claros os pontos fortes e fracos de cada escola permitido que se tome as ações necessárias para melhorar o desempenho”, explica Lais Xavier, diretora da Mídia Educativas. A empresa pernambucana, fundada em 2008, é especializada em tecnologia educacional, atende clientes em todo o País e tem reconhecimento de prêmios nacionais. Caruaru é a primeira grande cidade do país a utilizar a ferramenta GDA nas escolas da rede pública.

Programação

1º MOMENTO 8:00h ás 10:00h

Recepção e credenciamento Entrega dos materiais do evento.

Tema da palestra: Avaliação

Diagnóstico municipal

Apresentação dos dados sobre a Educação Municipal

2º MOMENTO

10:00h ás 12:00h

Apresentação O Programa Aprova Caruaru/PE

Pactuação e encerramento das atividades

Vantagens do Sistema GDA

4 avaliações por ano

Possibilita melhoras no Ideb

Tomada de decisões com mais clareza, velocidade e assertividade.

Gestor terá informações confiáveis sobre a sua rede.

Relatório completos impressos ou online.

COMPARTILHAR