Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) completa 22 anos de prestação de serviços em Caruaru

(Fotos: Divulgação)

Nesta terça-feira (16), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Caruaru comemorou os 22 anos de implantação e prestação de serviços para a comunidade. A data oficial é 17 de abril. O CTA faz parte da Secretaria Municipal de Saúde e oferece trabalho de orientação, prevenção e aconselhamento individual e coletivo sobre HIV/AIDS, hepatites virais, sífilis e demais infecções sexualmente transmissíveis.

Até hoje foram cadastrados 49.255 pacientes com 1.050 casos reagentes para HIV. Só no ano passado, foram realizados mais de mil testes rápidos de sífilis, hepatites B e C e HIV/AIDS nas ações do CTA itinerante. Durante todo o ano, o Centro de Testagem realiza campanhas educativas, atividades em escolas do município, empresas e nos CRAS.

De acordo com a gerente do CTA, Giselda Melo, o departamento realiza cerca de 30 testes rápidos por dia e entrega de preservativos na sua sede que fica localizada na Rua Coronel Limeira, 189, centro de Caruaru. “Temos motivos para comemorar estes 22 anos de existência do CTA, pois possibilitamos o acesso das pessoas ao exame sem custo e com a garantia do sigilo, com uma equipe preparada para acolher e orientar a todos que buscam o serviço, sobre todos os aspectos relacionados às ISTs/ AIDS e Hepatites Virais”, explicou a gerente.

Qualquer pessoa pode buscar os serviços do CTA, com garantia de sigilo, o funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com coleta das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h. Lá, são atendidas demandas tanto espontâneas como encaminhadas.

COMPARTILHAR