Com muita beleza, desfile de moda “Afro Moda Feira” valorizou cultura africana na Feira de Artesanato de Caruaru

Desfile fez parte da Semana Cultural AfroBrasileira 2018

(Fotos: Janaína Pepeu)

Em continuidade às comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra, foi realizado, nesse sábado (24), o desfile de moda “Afro Moda Feira”, na Feira do Artesanato de Caruaru.

O evento foi uma realização conjunta da Fundação de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria Extraordinária de Feiras, Associação dos Feirantes e Artesãos da Feira de Artesanato de Caruaru, Bará Cultural Produções, Preta Ohanna, Emoriô Stúdio, Stúdio K e I Love MakeUp – Lola Cosméticos.

A turista alagoana Cinara Silva ficou surpresa com a realização do desfile de moda e aprovou a comemoração da Semana Cultural AfroBrasileira. “Achei muito bonito esse evento e fiquei muito emocionada com o carisma dos modelos. Parabéns pela iniciativa”, afirmou Cinara.

Participaram do desfile estudantes da rede de escolas públicas do município, entre elas as Escolas de Tempo Integral: Municipal Álvaro Lins, Prefeito João Lyra Filho e Professor Rubem de Lima Barros.  A escolha dos alunos foi feita pelo Coletivo AfroBrasileiro Bará Asá, através das produtoras Preta Ohanna, Bará Cultural Produções e Emoriô Studio, que escolheram estudantes de identificação negra, com cabelos crespos e cacheados, a partir de uma reflexão sobre a importância de empoderar crianças e adolescentes negras de sua beleza e ampliar a valorização e o respeito à identificação cultural afrobrasileira.

“Todas as roupas, calçados e acessórios utilizados foram cedidos pelas lojas da Feira de Artesanato. Alusivos à fauna, à flora e aos demais elementos que remetem à cultura africana, com recortes para cultura afroindígena brasileira”, destacou a presidente da Associação dos Feirantes e Artesãos da Feira de Artesanato de Caruaru, Socorro Silva.

 

COMPARTILHAR