Conselho de Segurança Cidadã(CONSEC) atende 65% das demandas solicitadas no Bairro de Santa Rosa

(Fotos: Jorge Farias)

Nesta quarta-feira (18), foi realizada, no bairro Santa Rosa, a sexta reunião ordinária do Conselho de Segurança Cidadã dos Bairros e da Zona Rural (Consec). A maioria das demandas foi atendida e a população tem se empenhado bastante no trabalho de prevenção à violência na localidade. “Em nosso bairro já foram concluídas várias ações. A Prefeitura continua fazendo a parte dela deixando as ruas limpas, porém ainda falta a conscientização dos moradores no cuidado com o lixo. É muito importante, para nós, ver que a prefeita se importa e quer solucionar os nossos problemas”, declarou a moradora Mauricelia Barbosa.

O Santa Rosa foi o primeiro bairro de Caruaru a ser implantado o Conselho de Segurança Cidadã dos bairros e da zona rural – CONSEC. “A Prefeitura de Caruaru, volta até as comunidades realizando as reuniões devolutivas, onde são entregues as respostas das demandas. Tivemos aqui no bairro 65 demandas, 42 foram atendidas e 23 estão em andamento. Dessa forma, 65% das solicitações foram concluídas. Ficamos felizes em apresentar esses números aos moradores”, destacou o Gerente Geral da Secretaria de Ordem Pública, Valdir Tibúrcio.

Entenda o CONSEC:

Na implantação do Conselho de Segurança Cidadã dos bairros e da zona rural – CONSEC, através da Secretaria de Ordem Pública (SECOP), é realizada uma reunião ordinária, onde é estabelecido um espaço de diálogo e discussão entre o poder público municipal e os representantes das comunidades (zona rural e urbana), objetivando a rapidez na resolução dos problemas de ordem pública.

A comunidade é responsável pela composição do conselho, que tem seis membros, e, através dessa mesa diretora, os problemas daquele bairro ou distrito serão apresentados através da Secop ao comitê “Juntos pela Segurança”. Este também será responsável pela implantação e monitoramento do Plano Municipal Juntos pela Segurança, em consonância com as ações e atribuições constitucionais dos diversos órgãos da esfera do poder público federal e estadual que atuam na preservação da ordem pública, trazendo, assim, resultados positivos na prevenção à violência em Caruaru.

Secretarias de participação permanente

-Secretaria de Educação
-Secretaria de Saúde
-Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
-Secretaria de Serviços Públicos
– Secretaria de Obras
– Secretaria de Política para Mulheres
-Secretaria de Ordem Pública
-DESTRA
– Secretaria de Governo

COMPARTILHAR