Portal atualizado em: 29/09/2023 | 13:32h

Autor: Comunicação

Estação Ferroviária recebe encontro com mais de mil bacamarteiros

Cerca de 1.200 bacamarteiros de 34 batalhões irão participar, neste domingo (24), de um encontro, promovido pela Fundação de Cultura e Turismo. A concentração será na Escola de Tempo Integral Altair Porto, no Bairro Cedro, às 13h. Em seguida, às 15h, o grupo seguirá em desfile até a Estação Ferroviária, no Centro, e se apresentará […]

22/06/2018 15h57

(Fotos: Jorge Farias)

Cerca de 1.200 bacamarteiros de 34 batalhões irão participar, neste domingo (24), de um encontro, promovido pela Fundação de Cultura e Turismo. A concentração será na Escola de Tempo Integral Altair Porto, no Bairro Cedro, às 13h. Em seguida, às 15h, o grupo seguirá em desfile até a Estação Ferroviária, no Centro, e se apresentará no Polo das Quadrilhas.

A tradição do bacamarte começou em 1850. Os bacamarteiros reúnem-se em grupos, troças ou batalhões, sob a chefia de um sargento e o controle geral de um comandante, que responde, perante as autoridades, pelos atiradores durante as apresentações. De um modo geral, o folguedo se constitui de homens portando bacamarte, que são disparados com cargas de pólvora seca, em homenagem aos santos padroeiros São João, São Pedro e Santo Antônio.

O encontro deve reunir também batalhões de outras regiões de Pernambuco, como Sertão e Zona da Mata Sul. Após a apresentação dos bacamarteiros, o polo receberá mais uma eliminatória do Concurso das Quadrilhas, a partir das 20h.

Serviço:
Encontro de Bacamarteiros
Data: 24 de junho, às 13h
Concentração – ETI Altair Porto
Apresentação – Polo das Quadrilhas – Estação Ferroviária.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade