Festival Gastronômico Mercado Casa Rosa inicia no dia 8

A Prefeitura de Caruaru, em parceira com o Instituto César Santos, através do Sebrae-PE, inicia, na próxima sexta-feira (8), o primeiro Festival Gastronômico Mercado Casa Rosa. A ação vai acontecer no espaço recém-inaugurado, bem no coração da Feira de Caruaru, no Parque 18 de Maio, pelos próximos quatro meses.

No local, o público vai poder aproveitar 12 operações comandadas por restaurantes da cidade que servirão cardápios exclusivos para o festival. Os empreendimentos participantes serão o Bacalhau do Portuga, o Negro Brownie Cafeteria, o Dona Macaxeira, o Restô no Mercado e o Boteco Paulistano, além do Barão, o Rabada do Bigode, o The Garden Gastrobar, o Restaurante da Perua, o Santorini Culinária, o Mediterrânea, o Matuto’s Grill e o Empório Raiz.

“A partir do Instituto, promoveremos uma série de capacitações com 25 restaurantes do município e, desses, 12 estão embarcados no festival. Ao longo dos próximos meses, as operações deverão ser renovadas no mercado e, assim, garantir sempre novidades para os frequentadores”, detalhou o chef César Santos, diretor presidente do Instituto e considerado o Embaixador da Gastronomia Pernambucana.

O Mercado vai funcionar sempre no fim de semana, a partir da sexta-feira. Na programação, estão previstas exposições, apresentações culturais, desfiles de moda e aulas-show com grandes nomes da gastronomia do Estado. Já no primeiro dia do evento, terá o lançamento da publicação “Pernambuco Livro dos Chefs”, do jornalista Bruno Albertim.

Na programação de aulas, para o primeiro fim de semana de festival, César Santos vai ensinar o Pirarucu Perfumado, uma receita recém-lançada no cardápio do seu famoso restaurante Oficina do Sabor, em Olinda. Ainda durante a tarde, o chef Raphael Diniz vai apresentar a receita do confit de filé de cioba defumada. Por fim, o chef Raul Menezes com o filé de tilápia grelhado.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, André Teixeira Filho, o Festival Gastronômico Casa Rosa, chega para fortalecer ainda mais as atividades do Polo Gastronômico da Capital do Agreste. “Caruaru é um celeiro de grandes empreendimentos em termos de gastronomia. Possui uma gama de opções em cardápio, que se estende da comida regional à internacional, e não temos dúvidas de que o festival possibilitará uma visibilidade e rentabilidade expressiva para todos os restaurantes participantes. Um reforço em tanto para o nosso pólo local.”

Confira a programação do sábado e domingo:

*Sábado (9)*

11h – Chef Jafs

Tortilha de mexidinho de peixe e geleia de vinho.

12h30 – Chef Alfredo Cândido

Homus de feijão verde, camarões, molho de iogurte e crocante de beiju.

14h – Arena Kids com o chef Heleno Junior

Cone de Sorvete recheado com brownie, chantininho e pirulito de chocolate.

15h30 – Chef Bárbara Vieira

Arroz cremoso de bacalhau.

*Domingo (10)*

11h – Chef Adriano Oliveira

Ballotini de Camurim com molho de cajá, farofa de bredo e jerimum tostado.

12h30 – Chef Paulo Frederico

Sangria Portuguesa

14h – Chef Ana Karinina

Sorvete em casquinha de chocolate.

COMPARTILHAR