Gestantes realizam visitação na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres

Desde o início da pandemia da Covid-19, as visitações de vinculação das gestantes foram suspensas devido o risco de contaminação pela doença. Com o avanço da vacinação e a redução no número de casos, foi possível retornar as visitações, nesta quinta-feira (4). A novidade é que essa visitação aconteceu na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres. As primeiras gestantes a conhecerem a unidade foram as grávidas que são mulheres assistidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Agamenon Magalhães II.

Durante a visita, as gestantes puderam conhecer os espaços, tirar dúvidas sobre o parto e pós-parto e conversar com alguns dos profissionais que trabalham na unidade de saúde. Na ocasião, as futuras mamães participaram de uma roda de conversa sobre o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno.

“A vinculação da gestante com a maternidade prepara a mulher para o nascimento humanizado e contribui para aumento dos partos normais, que é o mais recomendado. Além disso, elas podem tirar dúvidas e conhecer o local, onde serão atendidas durante o pré-parto, parto e pós-parto”, explicou a secretária-executiva de Atenção Básica, Sarah Rafael.

As visitas poderão ser realizadas por todas as unidades básicas de saúde, seguindo o cronograma de visitação estabelecido pela Secretaria de Saúde de Caruaru para as gestantes que realizam o pré-natal na Atenção Básica.

“Conheci hoje a estrutura da nova maternidade e os profissionais que são excelentes e tiraram muitas das minhas dúvidas. Tivemos uma conversa muito boa sobre o acolhimento e as etapas que vamos passar. Gostei muito mesmo!”, disse a gestante, Jucinéia da Silva.

COMPARTILHAR