Portal atualizado em: 30/05/2023 | 19:30h

Autor: Comunicação

Gincana da Jornada X combate evasão escolar e fortalece saúde emocional de jovens em Caruaru

Diante da pandemia da Covid-19, ficou claro que o desafio da evasão escolar se intensificou no país, especialmente na volta às aulas presenciais. Com a saúde emocional fragilizada por um grande período de incertezas, o número de jovens fora da escola aumentou bastante. A Gincana da Jornada X, desenvolvida pela ONG LiveLab, está trazendo o […]

09/06/2022 9h47

Diante da pandemia da Covid-19, ficou claro que o desafio da evasão escolar se intensificou no país, especialmente na volta às aulas presenciais. Com a saúde emocional fragilizada por um grande período de incertezas, o número de jovens fora da escola aumentou bastante.

A Gincana da Jornada X, desenvolvida pela ONG LiveLab, está trazendo o tema para o centro do debate e oferece soluções efetivas.

Em Caruaru, 35 escolas da rede pública municipal estão participando da Gincana da Jornada X, envolvendo mais de 13 mil estudantes, para fazer a busca ativa de alunos e alunas que não retornaram às aulas.

Existem também pilotos na cidade de São Paulo e em Porto Seguro, na Bahia. “Como tornar a escola interessante novamente para esses jovens com baixa motivação e altos índices de desânimo e ansiedade? Levamos em conta que foram 18 meses de um hiato da vida social e de uso intenso de redes sociais, séries e videogames, e a resposta que encontramos foi o caminho do brincar, mesclando a tradicional gincana com elementos digitais”, explica Edgard Gouveia Júnior, cofundador da LiveLab.

A estratégia da Gincana da Jornada X foi oferecida e adotada pela Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru porque tem a capacidade de endereçar o desafio, colocando adolescentes a partir do 7º ano do ensino fundamental como protagonistas da busca ativa por colegas que não voltaram às aulas.

A intervenção já está acontecendo e dura entre 4 e 6 semanas, passando por duas fases distintas, uma de preparação, desafios e mistérios com bases na metodologia de gamificação para envolver, depois vem uma etapa para engajar, colocar a mão na massa e despertar o poder de mobilização social de jovens.

“Nossa preocupação é manter a educação avançando no município. Buscar soluções inovadoras para lidar com desafios sociais e investir na educação é necessário, afinal, sabemos que o futuro do Caruaru depende dela”, reflete a secretária de Educação e Esportes, Ana Maraíza.

A Jornada X desenvolve e aplica tecnologias e estratégias de jogos colaborativos para a transformação positiva, inclusive aliando o costume dos jovens com as redes sociais à causas relevantes para a educação no Brasil.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade