Gincana da Jornada X combate evasão escolar e fortalece saúde emocional de jovens em Caruaru

Mais de 13 mil estudantes da rede pública municipal vão participar da gincana que promove busca ativa por colegas que não voltaram às aulas

Diante da pandemia da Covid-19, ficou claro que o desafio da evasão escolar se intensificou no país, especialmente na volta às aulas presenciais. Com a saúde emocional fragilizada por um grande período de incertezas, o número de jovens fora da escola aumentou bastante.

A Gincana da Jornada X, desenvolvida pela ONG LiveLab, está trazendo o tema para o centro do debate e oferece soluções efetivas.

Em Caruaru, 35 escolas da rede pública municipal estão participando da Gincana da Jornada X, envolvendo mais de 13 mil estudantes, para fazer a busca ativa de alunos e alunas que não retornaram às aulas.

Existem também pilotos na cidade de São Paulo e em Porto Seguro, na Bahia. “Como tornar a escola interessante novamente para esses jovens com baixa motivação e altos índices de desânimo e ansiedade? Levamos em conta que foram 18 meses de um hiato da vida social e de uso intenso de redes sociais, séries e videogames, e a resposta que encontramos foi o caminho do brincar, mesclando a tradicional gincana com elementos digitais”, explica Edgard Gouveia Júnior, cofundador da LiveLab.

A estratégia da Gincana da Jornada X foi oferecida e adotada pela Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru porque tem a capacidade de endereçar o desafio, colocando adolescentes a partir do 7º ano do ensino fundamental como protagonistas da busca ativa por colegas que não voltaram às aulas.

A intervenção já está acontecendo e dura entre 4 e 6 semanas, passando por duas fases distintas, uma de preparação, desafios e mistérios com bases na metodologia de gamificação para envolver, depois vem uma etapa para engajar, colocar a mão na massa e despertar o poder de mobilização social de jovens.

“Nossa preocupação é manter a educação avançando no município. Buscar soluções inovadoras para lidar com desafios sociais e investir na educação é necessário, afinal, sabemos que o futuro do Caruaru depende dela”, reflete a secretária de Educação e Esportes, Ana Maraíza.

A Jornada X desenvolve e aplica tecnologias e estratégias de jogos colaborativos para a transformação positiva, inclusive aliando o costume dos jovens com as redes sociais à causas relevantes para a educação no Brasil.

COMPARTILHAR