Portal atualizado em: 28/05/2023 | 12:27h

Autor: Comunicação

Merendeiras recebem capacitação para aprimorar qualidade dos alimentos nas creches e escolas de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), promoveu neste sábado (01), a primeira capacitação para merendeiras e lactaristas da rede municipal de ensino, da cidade e do campo. O evento aconteceu na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFICA) e contou com a participação de cerca de 400 pessoas. A prefeita […]

01/09/2018 19h47

(Fotos: Arnaldo Felix)

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), promoveu neste sábado (01), a primeira capacitação para merendeiras e lactaristas da rede municipal de ensino, da cidade e do campo. O evento aconteceu na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFICA) e contou com a participação de cerca de 400 pessoas.

A prefeita Raquel Lyra destacou a importância das merendeiras e lactarista dentro das escolas e também prestou contas das ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura para que as profissionais possam desenvolver suas funções e para que os alunos tenham uma alimentação saudável.

“Nós temos feito um trabalho muito profundo para garantir uma boa alimentação nas nossas creches e escolas, para isso, estamos melhorando o cardápio e agilizando a entrega de alimentos para produção da merenda, mas o principal disso é o amor dedicado pelas merendeiras na hora de preparar a merenda. Além disso, nós estamos reformando as cozinhas, adquirindo equipamentos de qualidade e capacitando essas profissionais que, hoje também, receberam uniforme para que elas possam trabalhar de maneira decente e digna”, ressaltou.
O objetivo foi levar conhecimentos técnicos às profissionais da área de alimentação, visando melhorar, ainda mais, o preparo da merenda escolar. Durante o curso, as merendeiras e lactaristas receberam orientações sobre técnicas dentro dos princípios higiênico-sanitários, melhorando o desempenho no ambiente de trabalho e minimizando os riscos de contaminação dos produtos para afiançar aos alunos, uma alimentação balanceada e segura.

A merendeira Maria Suely falou do sentimento de valorização e de conquista. “É uma forma de aprendermos mais sobre a nossa profissão. Eu me sinto valorizada e reconhecida. Faz um bom tempo que estou lotada na rede municipal de ensino e nunca vi uma capacitação para merendeiras. O momento é de agradecer a Prefeitura de Caruaru pelo olhar sensível à categoria”, comemorou.

“Existe uma preocupação da Prefeitura de Caruaru em ofertar produtos saudáveis e acompanhamento por nutricionistas que realizam dentro das unidades educacionais teste de aceitabildade da alimentação escolar, avaliação antropométrica, atividades de Educação Nutricional e acompanhamento de alunos com restrição alimentar. Outro ponto é que estamos seguindo a Resolução 26 de 17/06/2013, que regulamenta a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, pontuou a nutricionista Sandra Lima.

O secretário de Educação, Rubenildo Moura, enfatizou que a capacitação é histórica e que reconhece as merendeiras como educadoras. “Essas profissionais são responsáveis por nutrir os 42.500 educandos matriculados nas unidades de ensino da cidade e do campo, desde a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), de forma saudável e com o compromisso de produzir a criação de novos hábitos alimentares. Então nada mais justo do que destinarmos um momento como este para que elas possam aprimorar os seus conhecimentos durante esse processo realizado pela primeira vez no município”, ressaltou.
Ao término da capacitação, todos os participantes receberão certificado e os equipamentos de proteção individual.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade