14/02/2017

Prefeita Raquel Lyra visita o Memorial Mestre Manuel Eudócio





A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, esteve nesta segunda (13) no Alto do Moura para a inauguração do Memorial Mestre Manuel Eudócio. Na oportunidade Raquel falou sobre a importância de apoiar iniciativas como esta no município. “Queremos fortalecer não só a nossa memória, mas garantir que quem faz a nossa arte consiga vê-la reproduzida e vivenciada por quem é de Caruaru e por quem é de fora da nossa cidade.

Vamos fortalecer o que a gente tem de mais singular na cultura do barro, que é a nossa maior expressão. Comigo à frente da prefeitura darei todo o apoio necessário para continuar e preservar essa arte que é o que a gente tem de mais nobre”, ressaltou Raquel. Filho de Manuel Eudócio, o também ceramista e escultor Ademilson Eudócio é quem vai passar a cuidar do espaço. Ele fala  do compromisso de manter viva a memória do pai. “Eu sempre tive o compromisso de cuidar dele e agora cuido das coisas que ele deixou.

Para mim será um prazer manter viva a memória de meu pai, eu não poderia deixar jamais esse legado de portas fechadas. É a nossa cultura, a nossa arte, então temos que incentivar os mais novos, apresentar a eles o que tem de mais valor na nossa vida”, pontuou Ademilson. Marliete Rodrigues, filha do também saudoso escultor Zé Caboclo, que era irmão de Manuel Eudócio, falou sobre a importância do trabalho do tio para o Alto do Moura. “Meu tio foi uma pessoa que deixou um exemplo muito lindo. Foi um grande mestre que deu tanto nome à Caruaru. O memorial vai ser de grande importância turística para a cidade por quê vai ser um motivo a mais para o turista nos visitar”, explicou. 

O espaço abre ao público a partir de hoje com uma exposição permanente composta por 100 peças do artista que morreu há exatamente um ano, quando finalizava mais um de seus trabalhos. Nenhuma obra está à venda. A visitação pode ser feita de segunda à sexta, das 08h às 13h e nos finais de semana, das 08h às 12H. A entrada e gratuita. Serviço: Visitação ao Memorial Mestre Manuel EudócioEndereço: Rua Mestre Vitalino, nº 151, Alto do Moura, Caruaru-PE Horários: de segunda à sexta das 08h às 17h e nos finais de semana das 08h às 12hEntrada: gratuita
 
Foto: 
Roberto Pereira Jr.






img_2214.jpg