17/02/2017

Carnaval do CAPS será realizado na próxima segunda (20)





Mais de 300 pessoas participarão do bloco “Pulei o muro de Veloso” 

 Nesta segunda-feira (20), será realizado o Carnaval do Centro de Atenção Psicossocial de Caruaru, a partir das 9h, com concentração no polo das quadrilhas da estação ferroviária. O bloco intitulado “Pulei o muro de Veloso” está no seu terceiro ano e conta com a participação de cerca de 300 pessoas, entre usuários e seus familiares, além de profissionais da saúde mental. 
 
  Muito mais do que a alegria da folia para os pacientes do CAPS, todo o processo de preparação para o Carnaval faz parte do trabalho terapêutico desenvolvido pela rede especializada da saúde mental. Dentre as atividades, estão as oficinas de música e arte, nas quais são confeccionadas as alegorias e produzidas as marchinhas cujo enredo retrata a realidade de usuários dentro de hospitais psiquiátricos. 

De acordo com Rita Acioli, coordenadora da Saúde Mental, essa iniciativa auxilia no tratamento e na construção da identidade, fomentando a arte e a criatividade. “Os usuários se transformam ao longo do tempo e passam a descobrir o seu lado artístico, desenvolvendo a sua identidade”, relata Acioli. 
As atividades culturais são uma oportunidade de promover a integração dos usuários com a sociedade, trazendo uma verdadeira transformação social.