
Foi em clima de muita comoção e festa que alunos e professores celebraram a abertura dos XVII Jogos Escolares Municipais de Caruaru, na noite desta quinta-feira (23). Além de contar com os protocolos oficiais do acendimento da tocha olímpica, juramento do atleta e desfile das delegações, o evento trouxe também a energia das apresentações culturais dos estudantes, das quais fizeram parte o circo do Borrachinha e Companhia, o Coral da Escola Paulina Monteiro, os números de dança das escolas Luiz Pessoa e Kermógenes, e do Centro de Educação Popular Assunção (CEPA), além da percussão da Escola Pedro Aguiar e do maracatu nação das escolas Leudo Valença e Nação do Barro.
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, acompanhou a cerimônia ao lado da família, junto com o pai e ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, e a mãe, Mércia Lyra. O secretariado municipal também se fez presente. “Nos comprometemos em retomar os jogos escolares, e fizemos isso no ano passado, e este ano a gente consegue, de forma antecipada, realizar os jogos e garantir a participação das escolas públicas e privadas”, destacou Raquel, que se mostrou feliz e satisfeita com a realização de mais uma edição do evento, quando, no passado, ela mesma já foi atleta no município. “Fico muito feliz de poder trazer meus filhos para estar com outras milhares de crianças participando desse processo de inclusão, cidadania e de desenvolvimento da juventude e das crianças em sua plenitude”, comentou.
Nesta edição, serão mais de 5000 atletas inscritos e mais de 80 instituições de ensino participantes das redes federal, estadual, municipal e particular, superando os números do ano passado, que registrou mais 4.000 alunos de 69 instituições. Para Maricleide Ramos, mãe do atleta Jordi Franca, de nove anos, os JEMC mobilizam os estudantes e incentivam o surgimento de novos atletas. “Os jogos são muito importantes e devem ser mantidos em Caruaru, pois muitos atletas nas escolas são descobertos através deles”, destacou. O filho concordou com o que disse a mãe e também opinou: “A gente precisa ter essas oportunidades para sermos futuros atletas”, declarou Jordi. As competições começam neste sábado (25), com as disputas de xadrez no Colégio Criativo, das 08h às 14h, onde o público tem livre acesso.
As competições por modalidade ocorrerão diariamente no período da manhã e tarde, no Ginásio Municipal de Esportes, Escola Municipal Altair Porto, Escola Municipal Laura Florêncio, ASCES, AABB, Colégio Criativo, GGE, Polo Comercial de Caruaru, na pista de atletismo e no campo de futebol do Colégio Municipal Álvaro Lins. Os estudantes irão competir nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, no feminino e masculino, em 14 modalidades: futsal, futebol de campo, voleibol, vôlei de praia, handebol, basquetebol, natação, atletismo, judô, karate, xadrez, tênis de mesa, badminton e bocha paralímpica.
Assim como foi no ano passado, nesta edição também serão oferecidos os festivais esportivos, para possibilitar a participação de alunos do Ensino Fundamental I (do 1° ao 5° ano) como forma de promover a iniciação para a prática esportiva. Os JEMC terão duração média de 45 dias e contarão com a inserção de paratletas em diversas modalidades. O evento esportivo é considerado o mais importante do interior de Pernambuco e tem a realização da Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Gerência de Esportes e Lazer.