Portal atualizado em: 28/05/2023 | 12:27h

Autor: Comunicação

Prefeitura de Caruaru celebra um ano do Espaço de Proteção do Parque 18 de Maio

Neste sábado (20), servidores da Prefeitura de Caruaru, que atuam na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) junto com a coordenação das AEPETI, celebraram um ano de funcionamento do Espaço de Proteção Social do Parque 18 de Maio com uma festa dedicada ao Dia das Crianças. O evento aconteceu em frente à Casa […]

21/10/2018 12h07

(Fotos: Jorge Farias)

Neste sábado (20), servidores da Prefeitura de Caruaru, que atuam na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) junto com a coordenação das AEPETI, celebraram um ano de funcionamento do Espaço de Proteção Social do Parque 18 de Maio com uma festa dedicada ao Dia das Crianças. O evento aconteceu em frente à Casa de Cultura José Condé, onde funciona o projeto, e contou com a colaboração de comerciantes locais.

A festa voltada para a criançada que estava de passagem pela feira, ofereceu pula-pula para a diversão dos pequenos, além de brincadeiras educativas, pintura, distribuição de lanche e algodão doce e apresentações culturais. Os grupos de capoeira Neguinho de Sinhá e Besouro Capoeira divertiram o público nas apresentações intercaladas com o grupo de hip hop New Power.

“É altamente simbólico a gente poder comemorar um ano do espaço que está diretamente ligado à feira, que apesar de ser um grande símbolo e um expoente da nossa cidade, é onde a gente vai encontrar as grandes vulnerabilidades sociais dessas crianças, como o trabalho infantil. A equipe está de parabéns, assim como a prefeita Raquel Lyra que tem essa sensibilidade, porque só quem tem esse um olhar humano sobre a infância tem coragem de enfrentar um problema desse”, destacou a secretária da SDSDH Perpétua Dantas.

 

Resultados

O Espaço de Proteção iniciou suas atividades no dia dois de outubro de 2017 na Casa da Cultura José Condé com a finalidade de acolher, de forma emergencial, crianças e adolescentes identificados em situação de risco e/ou violação de direitos nas diversas feiras que ocorrem no Parque 18 de Maio, através da equipe de educadores socias. O objetivo é manter esse público envolvido em atividades que possibilitem o distanciamento de situações que representem risco ao desenvolvimento social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

O Espaço que funciona toda segunda-feira, das 07h às 14h, quando se tem o maior movimento por conta da Feira da Sulanca, acolheu em um ano 291 crianças e 23 adolescentes do nosso município e de municípios circunvizinhos. Através da equipe de referência formada por 11 profissionais foram realizadas sensibilizações e encaminhamentos de diversas famílias em situação de risco e vulnerabilidade social para a rede socioassistencial e setorial. O projeto conta com uma estrutura de cinco salas utilizadas para o serviço, sendo elas auditório, refeitório, duas salas para aulas de música, além do espaço de acolhimento e recepção.

 ESPACO DE ACOLHIMENTO 4.JPG

 ESPAÇO DE PROTEÇÃO 2.JPG

 ESPAÇO DE PROTEÇÃO 3.JPG

 ESPAÇO DE PROTEÇÃO.JPG

 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade