Prefeitura de Caruaru é parceira da Semana do Meio Ambiente que este ano enfoca a Educação Ambiental

Evento que vai de terça a sexta-feira terá ações para a comunidade, além de palestras, mesas redondas e minicurso sobre plantio de mudas.

A VI Semana do Meio Ambiente do Agreste – SMA, que tem como parceira a Prefeitura de Caruaru, será realizada entre os dias 5 e 8 de junho, com a temática “Educação Ambiental”. A abertura oficial será no Dia Mundial do Meio Ambiente (5), às 19h, na Acic, com palestra do Professor Alexandre Nunes, que terá como facilitadores a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e o diretor da SMA, Manuel Guedes.

Este ano, as ações da SMA atingirão tanto o público que passa pelo Marco Zero, quanto a população acadêmica e comerciários, na ACIC e também na Estação Ferroviária. Práticas sustentáveis através de informações, palestras, mesas redondas e divulgação de empresas e outras instituições de ensino que desenvolvam atividades ligadas ao meio ambiente, fazem parte da grade de atividades da SMA.

Ações externas no Marco Zero
As ações externas da SMA terão início na manhã do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a partir das 7h, no Marco Zero. Com a temática “Educação Ambiental”, o evento contará com turmas de escolas municipais, apresentações culturais, comidas regionais e participações especiais de empresas parceiras, além de distribuição de plantas medicinais; coleta de óleo, pilhas e resíduos eletrônicos, e ação comemorativa junto às turmas de escolas municipais.

Inscrição gratuita e certificado
A edição deste ano conta mais uma vez com o apoio da Prefeitura de Caruaru, através das Secretarias de Educação e de Serviços Públicos, e do projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA), nas escolas municipais. Estima-se que a ação abarque também os estudantes das instituições de ensino superiores públicas e privadas de Caruaru, com direito a certificado de 20h, com cumprimento de 65% de presença nas horas referentes às palestras, mesas redondas e cerimônia de abertura. As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas pelo site: www.even3.com.br/gamaSMA

Programação Externa no Marco Zero para a população:
Dia 5 – Dia Mundial do Meio Ambiente
7h às 12h – Cordelista Olegário; Oficina de Bonecos de Barro; Feira de Ciências; Trio de forró; Mamusebá; Mutirão de Coleta de Lixo; Comidas Regionais; Descarte de medicamentos; Assessoria social e ambiental e Distribuição de plantas medicinais.

Programação Interna na Acic para inscritos:
(Abertura com Palestras e Mesa Redonda)
Dia 5 – 19h às 21h
– Apresentação da importância do Tema “Educação Ambiental” e sua relação com a SMA;
– Mesa Redonda sobre a Semana do Meio ambiente e o Tema “Educação Ambiental” – com os representantes das instituições parceiras.

Dia 6 – 14h às 17h
– Educação Ambiental e Unidades de Conservação – Raul Alves da Fonseca
– Papel da Educação Ambiental na Redução da Escassez Hídrica – Luiza Feitosa
– Educação Ambiental nas Praias – Laís Roberta.

Dia 7 – 14h às 17h
– Educação Ambiental: Necessidade e Desafios – Alexandre Nunes
– Legislação Ambiental Exigida em Concursos Públicos + Questões de Concurso – Edvaldo Sampaio
– Ecologia Crítica – IFPE Caruaru

Dia 8 – 13h às 17h
– Gestão de REEE (Lixo Eletrônico) em Pesqueira e região – Bruno Gomes
– Mãos na Terra: Refletir e Preservar o Meio Ambiente – Suelen Brandão
– Mesa Redonda: Educação Ambiental e o Papel do Professor – Roberto Araújo e Cristiane Félix

Caruaru Sustentável: ações na Estação Ferroviária)
Dia 5- 14h às 17h
– Minicurso: Preparação de Mudas – Alexandre Nunes (Associação Conhecer e Preservar e SOS Ipojuca)
Dias 6 a 8 – 8h às 12h
-Pegada Ecológica – Integrantes do GAMA

A Semana do Meio Ambiente do Agreste – SMA é uma realização do GAMA (Grupo de Gestão Ambiental Avançada- UFPE) e conta com os seguintes parceiros: Prefeitura de Caruaru; Acumuladores Moura – Baterias Moura; Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Itep; Conselho de Defesa Meio Ambiente – Codema; Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – Acic; Asces Unita; Unifavip Wyden; SOS Ipojuca; Sesc Senat; Comut.

 

 

COMPARTILHAR