Prefeitura de Caruaru faz reforço na coleta de lixo para promover um avanço sustentável durante o São João

Com o intuito de promover a sustentabilidade durante as festividades juninas na cidade, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade (Sesp), realizou um credenciamento dos catadores de recicláveis para atuar nos principais polos culturais do São João e fez instalações de mais lixeiras ao longo do trecho central da cidade para garantir um reforço na coleta de lixo.

O credenciamento dos catadores de resíduos recicláveis, que foi realizado no mês de maio em parceria com o Rotary Clube e a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos, tem como objetivo promover as práticas de reciclagem e sustentabilidade, através da segregação de resíduos sólidos pelos catadores nos principais polos culturais dos festejos juninos. Também fomentando a geração de renda para os catadores e colaborando com a minimização dos impactos ambientais gerados pela promoção dos festejos.

Mais de 45 catadores de recicláveis estão credenciados e devidamente identificados para ter acesso aos espaços dos festejos e realizarão o processo de catação e segregação dos resíduos. O material ficará acondicionado no local do evento, em área definida pela Fundação de Cultura, e na manhã posterior ao evento o material será recolhido para seguir ao processo de reciclagem.

Para garantir este reforço na sustentabilidade e na coleta de lixo durante o São João, a prefeitura também instalou mais de 300 lixeiras de 40 litros e disponibilizará 50 containers de 1000 litros nos principais polos culturais.

“O São João de Caruaru tem uma grande proporção e, consequentemente, uma grande emissão de resíduos. Sabemos que a maior parte desses resíduos tem potencial para ser reciclado, por isso a importância de promover as práticas da coleta seletiva através dos catadores. Assim também, oportunizando a geração de renda para essa classe”, ressalta o secretário executivo de Serviços Públicos e Sustentabilidade (Sesp), Ramon Mendonça.

COMPARTILHAR