Portal atualizado em: 28/01/2023 | 17:58h

CEACA

Autor: Comunicação

Prefeitura de Caruaru participa do encontro das Ceasas do Brasil realizado em Fortaleza

A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca), representada pelo presidente, Gilvan Calado, e pela diretora administrativa, Renata Senna, participa do encontro das Ceasas do Brasil realizado na cidade de Fortaleza, no Ceará. O evento também marca o 50° aniversário da Ceasa-CE. Além das Ceasas do Brasil, tiveram participantes de países como: Argentina, México, Uruguai e […]

10/11/2022 23h56

A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca), representada pelo presidente, Gilvan Calado, e pela diretora administrativa, Renata Senna, participa do encontro das Ceasas do Brasil realizado na cidade de Fortaleza, no Ceará. O evento também marca o 50° aniversário da Ceasa-CE.

Além das Ceasas do Brasil, tiveram participantes de países como: Argentina, México, Uruguai e Paraguai, onde primeiramente, na quarta-feira (09), ocorreu um momento solene em homenagem ao aniversário da Ceasa-CE, na Assembleia Legislativa do estado.

Ainda dentro da programação, foi realizado, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, o Encontro Flama/Abracen/BR-Brastece, que reuniu presidentes e permissionários de Ceasas de todo o Brasil e de participantes de outros países, além de representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para discutirem as principais demandas e temas ligados ao setor como: regulamento de mercado e combate ao desperdício de alimentos.

Para o presidente da Ceaca, Gilvan Calado, participar de um encontro como esse, é uma oportunidade de discutir o modelo de gestão das Centrais Atacadistas, bem como outros temas, como maneiras de se evitar desperdícios de alimentos nas Centrais, rastreabilidade do alimento e incentivos ao consumo de frutas, legumes e verduras. “As Centrais de Abastecimento tem por objetivo, expandir e dinamizar a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, nos principais núcleos urbanos do País. Tem como função estratégica interligar a produção em escala nacional. Monstrando a importância do diálogo, para se construir melhores gestões de trabalho para cada central”, explica.

O encontro contou com palestras da secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Ana Teresa de Carvalho, que abordou sobre “A importância da comercialização para o fortalecimento da agricultura no Nordeste”, e da secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Leite de Santana, que explanou sobre o tema “Desperdício de alimentos.”

Encerrando a programação, nesta sexta-feira (11), os participantes do evento farão uma visita técnica as instalações da Ceasa de Maracanaú, onde será possível conhecer todo o funcionamento e logística do mercado atacadista da central de abastecimento.

Siglas

Flama: Federação Latino Americana de Mercados de Abastecimento
Abrancen: Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento
BR-Brastece: Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade