Prefeitura de Caruaru promove ações da Semana do Idoso no Marco Zero

A SDSDH reuniu diversos parceiros para oferecer serviços de saúde e qualidades vida

(Fotos: Janaína Pepeu )

Nesta terça-feira (25) foi a vez de celebrar no Marco Zero de Caruaru a Semana Nacional e Municipal do Idoso. Diversos serviços foram oferecidos por entidades parceiras, entre elas, a Destra, que colaborou com a emissão de credencial para vagas de estacionamento especial para os idosos. A organização do evento que parou o centro da cidade, ficou por conta da Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH).

 

Os participantes puderam ter acesso também à Massagem Kilk, de origem japonesa, para reduzir o stress e dores do corpo, oferecida pela Acace. Os alunos de fisioterapia da UNINASSAU colaboraram com uma seção rápida de fisioterapia de analgesia com aparelho para relaxamento, recomendado para dor muscular e esquelética. O Coas também se fez presente com informações de IST (Infecções sexualmente transmissíveis) e distribuição de preservativos.

 

Teve também um momento voltado à qualidade de vida e bem estar dessa turminha, que cheia de energia e disposição, não parou um só minuto durante a aulão de zumba. “Eu mesma já parei de tomar boa parte dos meus comprimidos depois que eu passei a fazer parte do Centro Irmã Werburga. Agora eu só tomo o de depressão e o de dormir. Nesses cinco anos que faço parte, melhorou tudo na minha vida”, destacou dona Eronilda Maria dos Santos, de 77 anos, frequentadora do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmã Werburga Schaffrath, que, entre os trabalhos desenvolvidos, atua com um projeto voltado para a qualidade de vida de idosos em Caruaru.

 

A programação continua. Nesta quarta-feira (26) será oferecido para os idosos usuários do Centro do Convivência Irmã Werburga, uma superprodução para um “Dia Da Beleza” com corte de cabelo para homens e mulheres, design de sobrancelhas, maquiagem e ensaio fotográfico. Na quinta-feira (27), as atividades serão levadas para os CRAS rurais, com a oferta de alguns serviços, como aferição de pressão, teste de glicemia e fisioterapia, e no auditório do Colégio Diocesano, será realizada a palestra/debate “Os desafios do Envelhecimento Populacional Brasileiro e a Política Pública para o Idoso”, com a palestrante Renata Guedes, psicóloga e coordenadora do Programa Humanidade – SDSCA-PE. Na sexta (28), terá uma tarde dançante na sede do Rotary Sul.

Programação:

Data Atividade
24/09

Segunda-feira

8h30min às 9h30min

Local: Auditório do Empresarial Maria do Carmo Maciel Santos

 

 

9h40min às 10h40min

 

Palestra sobre Alimentação saudável e qualidade de vida.

Palestrante: Nutricionista Maria Cristiane Vilela.

 

 

 

 

 

Apresentação do cantor Benil

 

25/09

Terça-feira

Local: Marco Zero

8h às 11h

Atividades/serviços: informações sobre DST; distribuição de preservativos; aferição de pressão; teste de glicemia; fisioterapia e ginástica laboral.

Apresentação da Banda Vida Nova, formada por pessoas idosas.

 

26/09

Quarta- feira

8h às 12h

Local:

Centro de CFV

Irmã Verburga

 

Dia Da Beleza: manhã de corte de cabelo para homens e mulheres; design de sobrancelha e maquiagem.

 

Ensaio fotográfico

               27/09

Quinta-feira

8h às 12h

 

 

14h às

16h40min

Local: Auditório do Colégio Diocesano

Atividades com oferta dos serviços: aferição de pressão; teste de glicemia; fisioterapia nos CRAS Rurais https://instalikesfast.com/

 

 

Palestra/Debate: “Os desafios do Envelhecimento Populacional Brasileiro e a Política Pública para o Idoso” – Palestrante: Renata Guedes, Psicóloga e Coordenadora do Programa Humanidade – SDSCA-PE

 

28/09

Sexta-feira

15h às

18h

Local: sede do Rotary Sul

                                

Tarde dançante na sede do Rotary Sul
1º/10

9h às 11h

Local:Casa das Juventudes

 

Roda de Diálogo sobre “O Idoso como Mestre e Aluno das Novas Gerações”

Sônia Ramos – Coordenadora de Promoção da Pessoa Idosa

 

 

COMPARTILHAR