Prefeitura de Caruaru promove última semana de ações alusivas ao mês da mulher

Entre as atividades da programação estão exposição de artes, palestras, e ação social na zona rural

(Fotos: Jorge Farias/ Janaína Pepeu)

O mês da mulher foi celebrado com vasta programação pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), e nesta semana chega à reta final. Na segunda-feira (25) pela manhã, a equipe da SPM estará percorrendo a Feira de Artesanato do Parque 18 de Maio para mais uma atividade alusiva ao Dia Laranja (celebrado todo dia 25), que tem com o intuito de divulgar as ações permanentes de combate à violência contra o gênero feminino. Na parte da tarde, às 14h, a sede da SPM irá sediar a eleição da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Obstétrica de Caruaru (CTEVO).

Entre os destaques desta semana estão a abertura da exposição artística “Caminhos de Maria”, na terça-feira (26), que ficará até o dia 29 deste mês no Caruaru Shopping, das 10h às 22h. Oito artistas plásticas mulheres e o Coletivo Flor do Barro irão expor em telas e esculturas a vida de Maria, mãe de Jesus.

No dia 30 de março, ações de cidadania serão levadas para a comunidade do Juá, na Zona Rural do município, com inscrições em projetos e programas para mulheres, aconselhamento e orientação jurídica e sobre o Bolsa Família, além de exames rápidos de saúde. Vai ser das 08h às 12h, com acesso gratuito.

Palestras também estão previstas para esta semana, como a que será realizada no Hospital Mestre Vitalino, sobre enfrentamento à violência contra a mulher para assistentes sociais, psicólogas e enfermeiros. Muitas outras ações estão previstas.

Programação diversificada

Iniciada no dia oito de março, a programação do mês da mulher em Caruaru elaborada pela SPM contou com ações em diversos segmentos e com o apoio de parceiros. O cronograma foi além das palestras de formação de enfrentamento à violência contra a mulher, que também foram realizadas para profissionais que lidam direta ou indiretamente com essa realidade no município, e que acontecerão ainda nesta semana.

A abertura da programação foi no Dia Internacional da Mulher, em oito de março, com a realização da 8ª Edição da Feira da Mulher Empreendedora e o Primeiro Festival de Violeiras (este segundo promovido pela Fundação de Cultura e Turismo em parceria com a SPM) no Marco Zero. O 1º Encontro de Participação Política para Mulheres reuniu quatrocentas pessoas no último dia 15, na Acic, numa iniciativa que contou com a presença deputadas estaduais, prefeitas, gestoras públicas e vereadoras do estado de Pernambuco. No último dia 21, teve palestra para as mulheres do projeto “Mulheres Empreendedoras”, com o jornalista Hélio Júnior, que explorou o tema “O Poder da Comunicação” para orientar sobre a importância de se trabalhar a comunicação nos negócios.

Outro destaque foi o workshop de cinema voltado para mulheres, realizado pela atriz e diretora de teatro da SPM, Paula Monteiro, que durou uma semana. Na teoria e na prática, as alunas aprenderam roteiro, técnica para uso de tons e cores nas cenas, uso de equipamentos, técnicas de atuação, pré-produção e fotografia no cinema, pós-produção. O último dia foi reservado para a exibição dos vídeos gravados nas aulas práticas e a entrega de certificados.

Todos os domingos foram pontuados com ações voltadas para a promoção da qualidade de vida e saúde das mulheres no projeto “Nossa Avenida”. O Ônibus Lilás da SecMulherPE esteve de passagem pela zona rural do município com a equipe do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita da SPM a bordo, prestando orientações acerca da violência contra a mulher, e oferecendo atendimento jurídico e psicológico. Nesse mês teve também a exposição fotográfica “Novos Olhares – Resiliênca Quilombola”, dos alunos de jornalismo da Asces, na sede da SPM, curso de confeitaria para “turbinar” o currículo das mulheres atendidas pelo projeto “Mulher que Faz”, do “Qualifica Caruaru”, entre diversas outras atividades