Prefeitura de Caruaru realiza o 1º Camp Internacional de Flag Football

A modalidade esportiva foi disputada no Ginásio Municipal por alunos da rede pública e privada do município

(Fotos: Jorge Farias)

Alunos entre 12 e 14 anos da rede pública e privada de Caruaru vivenciaram uma experiência única de intercâmbio esportivo, neste final de semana, com a realização do 1º Camp Internacional de Flag Football. O evento promovido pela ONG americana LIFE League aconteceu no Ginásio Municipal Poliesportivo Prof. Erlandsen Rodrigues da Silva, no município, e contou com o apoio da Prefeitura de Caruaru, através da Gerência de Esportes e Lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH).

A modalidade esportiva, que é uma variação do futebol americano – conhecido nos Estados Unidos apenas como “football” – foi novidade para boa parte dos alunos que entraram nas disputas. Por esse motivo, o evento foi dividido em dois momentos: o teórico, com a demonstração do esporte e os ensinamentos didáticos pela equipe da ONG, na parte da manhã, e as disputas práticas, que aconteceram no período da tarde. Todos os alunos receberam uniforme oficial para disputarem as medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares.  

O Brasil foi o primeiro país a receber a ação internacional da LIFE League, sendo Caruaru, em Pernambuco, a primeira cidade brasileira a sediar o projeto. O contato da League foi através do americano Brandon Brown, fundador da ONG 4way Mentoring, amigo de Jeffrey Tarver, CEO da LIFE League USA, que esteve no município a convite do time de futebol americano “Caruaru Wolves” e falou para Jeffrey do trabalho desenvolvido pelo time da cidade.

O CEO da LIFE League USA, o americano Jeffrey Tarver, falou do objetivo do intercâmbio esportivo que pretende levar o flag football para outras nações. “O nosso maior objetivo é expandir o projeto para todos os países, menos Antártida, além de levar a mentalidade de crescimento para as crianças e a interculturalidade entre os povos. Queremos ensinar as lições que serão boas para a vida de todas as crianças, independente de nacionalidade e de suas escolhas”, destacou Jeffrey.

“Eu já treino numa escolinha de futebol de flag, mas essa experiência para quem está chegando agora é muito boa para que outros estudantes também possam ter a noção do esporte. Aconselho todo mundo a praticar, pois, além do conhecimento de uma nova modalidade, a prática esportiva, de modo geral, é boa para a saúde do atleta”, avaliou o estudante do Colégio Interativo Marcelo Augusto Feijó, de 12 anos.

Sobre o Flag Football

As regras básicas do flag football são similares as do football, mas em vez de derrubar o jogador com a bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita para parar um “down” (chance). Na maioria das jogadas, os jogadores usam um cinto na cintura onde as duas flags (faixas coloridas) estão presas por um velcro. O jogo é disputado com oito jogadores simultâneos em cada time.  

ONG LIFE League

A LIFE League é uma organização sem fins lucrativos que incorpora esportes e atividades com oficinas educacionais e de crescimento pessoal. O objetivo é influenciar jovens de 5 a 18 anos a buscar a grandeza através do desenvolvimento pessoal e da educação. A abordagem é realizada através da simulação de algumas fases importantes na vida do jovem, promovendo a simulação do recrutamento universitário, os jogos do colegial e a vida como atleta profissional.

O projeto no Brasil manterá sua essência em incentivar a excelência dos jovens em reduzir comportamentos de alto risco, proporcionando atividades que visem maximizar seu potencial por meio de uma educação de alta qualidade. A Life League no Brasil iniciará como programa esportivo, com a inserção do basquetebol e do Flag Football, para, posteriormente implementar os demais programas.

A intenção é proporcionar para os alunos inscritos no programa, que apresentarem excelência no desempenho escolar e esportivo, a possibilidade de realizar uma vivência/intercambio de curto prazo nos EUA, para participar dos acampamentos da Life League.

COMPARTILHAR