Portal atualizado em: 10/06/2023 | 3:27h

Autor: Comunicação

Profissionais do Programa Criança Feliz passam por curso de formação

  A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou durante esta semana, a Formação de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança, com a equipe técnica das casas de acolhimento, equipe de supervisão, coordenação e visitadores do Programa Criança Feliz. A iniciativa é uma parceria entre o Programa Criança […]

17/06/2022 22h47

 


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou durante esta semana, a Formação de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança, com a equipe técnica das casas de acolhimento, equipe de supervisão, coordenação e visitadores do Programa Criança Feliz.

A iniciativa é uma parceria entre o Programa Criança Feliz e os Governos Estadual e Federal.

A formação prepara os profissionais, que trabalham com famílias, para promoverem o crescimento saudável e o desenvolvimento psicossocial das crianças, trazendo benefícios sociais e de saúde pública significativa, especialmente, para as crianças em situação de acolhimento institucional.

O Programa Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS foi instituído pelo Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016 e tem como objetivo promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento de desenvolvimento infantil integral na primeira infância.

O programa apoia as gestantes e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, colabora no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade, tem o papel de mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem.

“Capacitar esses profissionais é fundamental, pois são eles que mantém o contato direto com essas famílias, integrando, ampliando e fortalecendo as ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias”, afirmou a gerente de Proteção Básica da SDSDH, Sergiane Alves.

Fotos: Jorge Farias

 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade