Raquel Lyra abre seminário sobre Resíduos Sólidos em Caruaru

Com a presença de autoridades no assunto, a prefeita ressaltou a importância da união entre os municípios para resolver problemas de limpeza e zeladoria

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, foi a anfitriã do Seminário de Entrega dos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos – PIRS, do agrupamento 3, ocorrido na manhã desta quarta-feira (25), no Armazém da Criatividade. No evento, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade –SEMAS, foram registradas as presenças de membros ligados a órgãos como CPRH, Ministério Público, Assembleia Legislativa, prefeitos e outras autoridades.

O Seminário teve como objetivo a entrega formal dos PIRS, elaborados pela SEMAS, com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente, para apoiar os municípios na destinação final dos seus resíduos. Ao todo, são 25 cidades do interior do estado beneficiadas com o projeto. “Essa é a principal temática dos municípios, tirando a questão da segurança, mas, para quem está no dia a dia, a limpeza, a zeladoria, o cuidado com os resíduos sólidos é o que nós temos nos municípios como nossos desafios”, adiantou Raquel.

A prefeita citou, ainda, Caruaru como parâmetro. “Queria fazer algumas ponderações nesse momento tão importante. A gente tem trabalhado e muito. É o nosso principal gasto com fornecedor do município. São 3 milhões de reais, por mês, investidos para manter a nossa cidade limpa, com recolhimento de metralha, manutenção do aterro sanitário. É um desafio conseguir fazer”, ressaltou.

Raquel relatou a dificuldade da implantação da coleta seletiva, que será iniciada em Caruaru até o próximo dia 15 de maio. “O serviço público no Brasil tem sido uma guerra. Mas nesse tempo difícil estamos conseguindo encontrar soluções viáveis, possíveis, reais, e aqui eu gostaria de parabenizar a Secretaria de Serviços Públicos por ter conseguido fazer este trabalho”, acrescentou.

“Os municípios precisam estar juntos. A gente precisa esquecer, mais do que nunca, as cores partidárias, para a gente trabalhar juntos”, avaliou Raquel. “Eu quero parabenizar a iniciativa. Aqui, estão todos os prefeitos da região e não é fácil juntar essa turma toda. Isso mostra a relevância que esse tema tem e como está todo mundo angustiado para buscar soluções que possam, de fato, ser viáveis de acontecer em cada município”, finalizou.

Audiência Pública sobre PGRS

No dia 3 de maio, das 9h às 12h, na Câmara de Vereadores de Caruaru, haverá uma audiência pública sobre a revisão do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município de Caruaru.

Fotos: Janaína Pepeu.

COMPARTILHAR