Raquel Lyra comemora sucesso da Fenagreste e revela data e homenageados do próximo ano

A prefeita de Caruaru também garantiu que os professores municipais receberão, novamente, o bônus para compras na feira de 2019

(Fotos: Arnaldo Felix)

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, encerrou a terceira edição da Feira Nacional de Livros (Fenagreste), na noite deste domingo (12). A chefe do executivo disse que a próxima bienal acontecerá entre os dias 06 e 10 de agosto de 2019, e assegurou que os professores da rede municipal de ensino poderão enriquecer ainda mais os seus conhecimentos com a garantia do bônus.

“No país de Caruaru a gente não pode ser pequeno. Nós já estamos entre as 10 maiores feiras literárias do Brasil, com mais de 60 mil visitantes, mais de R$ 2 milhões movimentados na nossa economia e 400 empregos gerados. Estou muito feliz em poder aprimorar o nosso calendário cultural, e vamos lutar para que a nossa feira de literatura vire também uma feira de mamulengo e de cordel. Nossos professores também receberão o bônus pelo terceiro ano seguido. O incentivo serve para aumentar o conhecimento desses profissionais e melhorar a didática em sala de aula”, destacou Raquel.

Os docentes da rede municipal de ensino se disseram satisfeitos e valorizados com o bônus de R$ 300 oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Caruaru. “Comprei livros que há muito tempo eu gostaria de adquirir e, por um motivo ou por outro, não foi possível. Agora ficou bem mais fácil com o bônus, comecei a fazer a minha biblioteca pessoal no ano passado e, esse ano, estou ampliando”, disse a professora Maria José.

Durante a celebração dos 90 anos de Onildo Almeira, homenageado da feira, Raquel revelou que o ator caruaruense Seba e o ministro Fernando Lyra serão os homenageados da IV Fenagreste.

“Nós estamos aqui não apenas para homenagear Onildo Almeida e parabenizá-lo pelos seus 90 anos, mas também para anunciar que em 2019 homenagearemos o grande mestre da nossa cultura popular e que foi uma grande inspiração da minha infância e atualmente tem inspirado as novas gerações, que é o Seba. Além dele, o ministro Fernando Lyra (in memorian) também terá a sua trajetória destacada na bienal”, assegurou a prefeita.

O caruaruense Seba não conteve a emoção e vibrou com a revelação. “Essa homenagem cai do céu e, além de tudo, é uma injeção para que possamos continuar com um trabalho que sempre foi apoiado pela prefeita Raquel Lyra, desde quando ela era deputada estadual. Eu me sinto lisonjeado”, comemorou.

A Fenagreste deixou um gostinho de quero mais. Professores, gestores, alunos e visitantes deram até logo a feira de livros cantando e dançando ao som de Maciel Melo, que lembrou suas principais composições, como “Caboclo Sonhador”, um clássico da cultura nordestina. Depois do show o compositor, que também é escritor, autografou seus dois livros: A Poeira e A Estrada e o recente O Refúgio das Interrogações e Outra Crônicas.

A Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste) foi promovida pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras (Andelivros), com apoio da Prefeitura de Caruaru.

COMPARTILHAR