Raquel Lyra ressalta melhorias no ensino das Escolas em Tempo Integral

Durante a manhã de hoje, a chefe do executivo participou de dois encontros da Secretaria de Educação

 

(Fotos: Janaína Pepeu)

Na manhã desta quarta-feira (29), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, participou ativamente de dois grandes eventos promovidos pela Secretaria de Educação (SEDUC). O primeiro foi o “ETI Café: Vivências e Saberes”, que teve como objetivo avaliar os resultados do primeiro semestre das Escolas em Tempo Integral. O evento está acontecendo na Uninassau, até esta quinta-feira (30).

“Quando assumimos a prefeitura tínhamos mil e quinhentos estudantes matriculados em escolas que eram consideradas em tempo integral, mas que não ofereciam condições adequadas para garantir qualidade nem no ensino e nem na aprendizagem. Nós implantamos um modelo pedagógico inovador, com cinco unidades, passando a atender quatro mil estudantes, assegurando excelência no ensino/aprendizagem e dando dignidade as crianças e jovens do nosso município”, destacou Raquel.

Para a gestora do CAIC, Débora Dias, o momento é de celebração. “Nós que estamos na ponta, à frente das unidades educacionais de Caruaru, conhecemos muito bem a realidade e as dificuldades que os educandos mostram no dia a dia. Tem sido muito gratificante está inserida dentro da proposta e novo padrão de educação que tem originado mudanças muito positivas dentro das salas de aula”, argumentou.

O secretário de Educação, Rubenildo Moura, frisou a estratégia para trabalhar e avaliar a melhoria continua das Escolas em Tempo Integral. “Estamos expondo os métodos e os experimentos dos 100 primeiros dias da implantação, de fato, das ETIs. Serão dois dias de programação intensa para gestores, coordenadores e professores que apresentarão e socializarão as atividades e as boas práticas que vem sendo expandidas nas escolas”, garantiu.

Em seguida, a chefe do executivo municipal prestigiou o “Encontro de práticas e experiências exitosas da Gestão Escolar”, que aconteceu na Unifavip e envolveu mais de 150 profissionais da área de educação que trabalham estimulando o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz com foco na excelência do processo de ensino/aprendizagem.

“Estamos entregando troféu e certificado do CONTE-ME 2018 que é um prêmio reconhece e valoriza as experiências inovadoras e bem sucedidas dentro do processo pedagógico. Sinto-me feliz em saber da evolução e das melhorias que estão sendo feitas em benefício da educação’, afirmou Raquel Lyra.

A gestora da Escola Municipal Kermógenes Dias, Joana Darc, destacou a importância do encontro o debate a cerca da melhoria educacional. “É através dessas práticas exitosas que foram desenvolvidas na rede municipal de ensino que se conseguiu melhorar os índices de desenvolvimento dos alunos, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE)”, colocou.

Representantes das unidades de ensino municipais receberam o troféu das mãos da prefeita Raquel Lyra, que durante o discurso deixou claro que acredita no trabalho dos profissionais da rede como agentes de mudança na vida dos alunos e das comunidades as quais representam.

Curiosidade:

O que é o IDEPE?

É um exame realizado anualmente que acompanha o desempenho da educação pública no Estado usando os mesmos critérios do IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico): fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.

COMPARTILHAR