Portal atualizado em: 29/09/2023 | 18:25h

Secretaria de Saúde

Autor: Comunicação

São João de Caruaru 2023 – Cerca de 60 profissionais por dia atuando na Vigilância em Saúde

Durante o São João de Caruaru 2023 – Ainda Maior e Melhor, as equipes da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estarão desempenhando um papel importante na prevenção e manutenção da saúde dos visitantes e turistas. Os trabalhos que iniciaram no Polo do São João na Roça, no dia 28 de abril, […]

02/06/2023 17h43

Durante o São João de Caruaru 2023 – Ainda Maior e Melhor, as equipes da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estarão desempenhando um papel importante na prevenção e manutenção da saúde dos visitantes e turistas. Os trabalhos que iniciaram no Polo do São João na Roça, no dia 28 de abril, envolvem mais de 60 pessoas por dia, de todas as vigilâncias (Ambiental, Epidemiológica e Sanitária), para garantir a saúde e a segurança alimentar e ambiental dos forrozeiros em todos os polos.

O setor ainda disponibilizou dois números de What’sApp da Vigilância Sanitária e Epidemiológica (apenas para mensagens) para dúvidas, esclarecimentos e denúncias: (81) 9.8384-3772 e (81) 9.9435-0620. Além disso, uma equipe estará de plantão durante todo o evento no Centro de Operações Integradas (COI), no Espaço Cultural Tancredo Neves (Pátio de Eventos), para atender a população

“Serão mais de 60 pessoas por dia, de ambas vigilâncias, atuando em conjunto para garantir a saúde em todos os polos, em qualquer horário e dia, ou seja, todos em vigilância para que o São João de Caruaru seja, além de incrível e espetacular, seguro e saudável”, destacou a Gerente Geral de Vigilância em Saúde, Letícia Galvão.

Entenda a seguir a atuação da Vigilância em Saúde durante os festejos juninos de Caruaru.

A Vigilância Ambiental estará atuando no controle de pragas urbanas (como escorpiões, roedores, baratas) nos principais polos de animação rurais e urbanos. Além disso, vem desenvolvendo ações para prevenção e controle das zoonoses como atividades educativas prévias e de atenção às doenças transmitidas por vetores e acidentes por animais peçonhentos.

A Vigilância Epidemiológica é a responsável por identificar surtos e monitorar doenças e agravos de importância a saúde pública. O setor estará atuando presencialmente nos polos de animação, em conjunto com as demais vigilâncias, realizando testagem contra a Covid-19, na perspectiva de potencializar o cuidado à saúde também no São João.

Já a Vigilância Sanitária, que atua principalmente na prevenção das doenças transmitidas por alimentos, com o intuito de proteger a saúde dos forrozeiros no São João na Roça, estenderá os trabalhos para os demais polos que iniciam neste final de semana. Os agentes ficarão atentos às condições higiênico-sanitárias dos serviços de alimentação, verificando as condições de armazenamento, manipulação e comercialização dos alimentos.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade