Saúde do homem: pré-natal do parceiro é fortalecido nos serviços de Atenção Básica de Caruaru

A saúde dos pais, durante o pré-natal, tem gerado preocupação por parte da Secretaria de Saúde de Caruaru. Isso porque, os papais, sejam eles de primeira viagem ou não, tendem a não procurar os serviços de saúde e o pré-natal da parceira também oportuniza para que cuidem de si.

O pré-natal do parceiro é uma estratégia articulada, através da Política Nacional de Saúde Integral do Homem e tem como objetivo fortalecer os cuidados em saúde na rede de Atenção Básica de Caruaru. “O Dia dos Pais é um importante momento para afirmar a importância do uso dos equipamentos de saúde para realizar ações de prevenção e promoção à saúde masculina”, disse o coordenador de Políticas Estratégicas, Helison Ferreira.

A gravidez também é um assunto de homem e estimular a participação do pai, durante todo esse processo, pode ser fundamental para o bem estar biopsicossocial da mãe, do bebê e dele próprio. A paternidade, nesses casos, pode ser uma ‘porta de entrada’ para que os homens busquem os serviços ofertados pela Atenção Básica, buscando o autocuidado e estilos de vida mais saudáveis.

A Coordenação Nacional de Saúde do Homem, responsável pela condução da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), tem desenvolvido diferentes ações como campanhas, elaboração de materiais educativos, seminários e capacitações voltadas à valorização da paternidade consciente e a organização dos serviços, a partir da sensibilização de homens e mulheres, famílias e comunidades, gestores(as) e trabalhadores(as) da saúde sobre o tema.

Em Caruaru, a Secretaria de Saúde elaborou um certificado “Pai Nota 10”, para valorizar e incentivar a participação dos pais durante o pré-natal.

COMPARTILHAR