Secretaria de Desenvolvimento Rural intensifica fomentos de certificação de produtos orgânicos

Nessa terça-feira (22), na Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru (SDR), aconteceu mais uma aula do curso de Sistemas Agroflorestais. O curso é ministrado pela SDR em parceria com o Sebrae e o Serta-PE.

A capacitação teve como tema “Organização de Controle Social (OCS)” e contou com 15 agricultores participantes do curso.

Para o secretário executivo, Wesley Nascimento, é importante o fomento da certificação de produtos orgânicos. “A prefeitura de Caruaru tem dado condições ao produtor para certificar seus produtos orgânicos, para que, em breve, garanta o selo de produtos orgânicos do Brasil”, pontua.

Através das parcerias com o Sebrae e o Serta-PE, estão sendo realizados debates sobre o controle social e a responsabilidade solidária da certificação. Os agricultores participantes do curso conseguem ter acesso às informações acerca dos organismos de controle social.

O conhecimento possibilita a certificação dos produtos a partir dos meios legais, estimulando os agricultores a expandirem seus mercados.

OCS

A Organização de Controle Social (OCS) fornece um documento que é a conformidade de produção orgânica participativa. Esse documento contém todos os dados do produtor e da propriedade, incluindo o número de cadastro. A partir dessas informações, é possível realizar uma consulta no site do MAPA e encontrar não só o produtor, mas também a lista com o tipo de produto que ele cultiva.

COMPARTILHAR