Secretaria de Educação de Caruaru deu início ao movimento Currículo em Ação

Ao longo do ano de 2018 a Secretaria de Educação de Caruaru, à luz da BNCC, deu início ao movimento Currículo em Ação, que teve como propósito a construção do Currículo de Caruaru e que contou com a participação de toda Rede Municipal (Gestoras/es, Coordenadoras/es, Professoras/es) bem como outras instâncias como: Rede Estadual, Rede Particular, Conselhos,UFPE, Instituições de Ensino Superior, Comunidade Escolar, representações do poder Legislativo, Instituto Histórico de Caruaru, dentre outras. Ao todo, registramos um total de 1320 participantes do processo.

O documento construído propõe alinhar as orientações curriculares do Município de Caruaru ao que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que normatiza os processos de aprendizagens essenciais a que todas/os as/os estudantes brasileiras/os têm direito ao longo da Educação Básica. A BNCC está estruturada a partir de competências e habilidades, conhecimentos e valores que têm como propósito a promoção do desenvolvimento integral das/os estudantes e a sua atuação na sociedade. Sua implementação ocorre por meio de currículos locais, de responsabilidade das redes de ensino e escolas, que têm autonomia para organizar seus percursos formativos a partir da sua própria realidade, incorporando as diversidades socioculturais (raça, etnia, sexual, gênero, religiosa) e regionais e subsidiando a forma como as aprendizagens serão desenvolvidas em cada contexto escolar, tendo como princípio a Educação Inclusiva e para a Cultura de Direitos Humanos.

Agora, para ampliar as contribuições, entramos na fase da consulta pública. Destacamos que o currículo ainda não está concluído e que sua contribuição é de extrema importância, visto que configura um dos passos para a garantia da construção de um currículo democrático e participativo.

Participe, acesse o link e contribua para o nosso curriculo: http://consulta-curricular.caruaru.pe.gov.br/

COMPARTILHAR