Secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru apresenta balanço na Câmara de Vereadores

Foi a oportunidade de fazer uma avaliação da secretaria em relação ao ano de 2018 ao apresentar as ações realizadas

(Fotos: Vladimir Barreto)

Um pequeno expediente na reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Caruaru, nesta quinta-feira (28), foi reservado para a secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru (SPM), Juliana Gouveia. Na oportunidade, a gestora fez uma avaliação da secretaria em relação ao ano de 2018 ao apresentar um balanço das ações realizadas no período.

Entre os destaques apresentados pela secretária, estiveram as ações do Projeto “Maria da Penha Vai à Escola”, que foi retomado pela gestão da Prefeita Raquel Lyra em 2017 e, que de lá, até março de 2019, já passou por mais de 57 escolas de Caruaru, contemplando 3.770 alunos. Também foram citadas as ações de promoção à qualidade de vida e empreendedorismo feminino, como os projetos “Mergulhando na Saúde”, que oferece hidroginástica gratuita gestantes e o “Mulheres Empreendedoras”, que incentiva o empreendedorismo das mulheres e a autonomia econômica. Outra citação foi em relação às atividades do grupo terapêutico que é voltado para as mulheres que sofreram algum tipo de violência e precisam de fortalecer, e as ações de combate à violência obstétrica e doméstica.

Outra importante intervenção pontuada foi a realização do Primeiro Encontro de Participação Política para as Mulheres, que aconteceu no início de março deste ano, como parte da programação alusiva ao mês da mulher, e reuniu representantes femininas do meio político, entre elas, deputadas e vereadoras, num evento no auditório da Acic com mais de 400 pessoas. “Nós estamos atuando fortemente, em geral com um balanço muito positivo. Os vereadores parabenizaram o trabalho da Prefeita Raquel Lyra e o trabalho da SPM. Que isso fortaleça ainda mais a nossa luta”, destacou a secretária da SPM, Juliana Gouveia.