Secretaria de Saúde realiza ações em comemoração ao Agosto Dourado

A importância da amamentação para o desenvolvimento das crianças é o objetivo da Campanha Agosto Dourado, criada em 1992, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A campanha simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Este ano, ela tem como tema: “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”.

Em Caruaru, várias ações estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde tanto nas unidades básicas de saúde quanto na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres. O local deu início à programação, na última segunda-feira (1°), com uma capacitação para os profissionais da unidade sobre manejo de aleitamento materno. Além da capacitação, foi realizada, também, uma roda de conversa que teve como tema: “Boas Práticas em Aleitamento”. A programação acontece durante toda semana.

O público-alvo dos treinamentos e capacitações são as gestante que realizam pré-natal na Atenção Básica, gestantes internas no pré-parto; as puérperas do egresso (que tiveram bebê na maternidade, mas não se encontram mais na unidade), as puérperas internas nos leitos conjuntos e os profissionais de saúde da unidade.

“O aleitamento materno é a primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos. Além disso, essas ações de incentivo ao aleitamento materno buscam orientar a mãe e também envolver os familiares no apoio à amamentação, que é fundamental para as novas mamães”, disse a coordenadora da Rede Hospitalar, Priscila Neri.

COMPARTILHAR