Secretaria de Saúde realiza formação para reativação de leitos integrais do Hospital Municipal Manoel Afonso

Capacitação foi promovida pela coordenação de Saúde Mental

Nos dias 15 e 16 e agosto, a Secretaria de Saúde realizou a formação para a reativação dos leitos integrais do Hospital Manoel Afonso. A capacitação teve como público-alvo os enfermeiros e técnicos que atuam na unidade de saúde. Os leitos integrais são vagas destinadas aos pacientes psiquiátricos que possuem algum tipo de comorbidade clínica.

Esses leitos haviam sido desativados, durante a pandemia da Covid-19, quando a unidade passou a ser referência para casos da doença. Com o fechamento dos leitos de Covid-19 foi possível iniciar o processo de reabertura dos integrais para dar a assistência necessária ao público de saúde mental que apresenta necessidade de maior acompanhamento diante de necessidades clínicas.

O treinamento foi realizado pela coordenação de Saúde Mental, através da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS/AD Transtorno), e teve como tema: Humanização da Saúde, seguindo o que é preconizado pela Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde (MS), que busca colocar em prática os princípios do SUS (Universalidade, Integralidade e Equidade), no cotidiano dos serviços de saúde.

O apoiador institucional do Hospital Municipal Manoel Afonso, Márcio Andrade, falou sobre a importância da capacitação para os profissionais de enfermagem que atuam na unidade “Os leitos integrais são de fundamental importância, principalmente, quando funcionam em articulação com a rede de serviços pois, desta forma, oferece um cuidado que abrange o indivíduo na sua integralidade. A capacitação de atendimento em saúde mental para equipe assistencial é essencial e possibilita que esses profissionais possam repensar seu lugar frente a um sujeito que sofre de maneira singular e saber como o encaminhar e assisti-lo de maneira holística”, disse.

COMPARTILHAR