Secretaria de Politicas para Mulheres

Diretorias/Departamentos

1 - Gerência de Direitos Humanos

Descrição: A Gerência de Direitos Humanos, criada no mês de junho, está ligada diretamente a Secretaria Especial da Mulher. Composta por duas assessorias, a Assessoria de Igualdade Étnico-Racial e de Políticas LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Entre suas metas da gerência estão a prevenção a violação dos direitos humanos e a promoção dos direitos da população negra e LBGT do município.

Assessoria Municipal de Políticas LGBT

A Assessoria Municipal de Políticas LGBT foi criada em junho de 2013 e é responsável por assessorar na elaboração das políticas públicas, bem como articular o desenvolvimento e execução de políticas públicas voltadas para a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de Caruaru na perspectiva da promoção dos direitos humanos. Está vinculada à Gerência de Direitos Humanos da Secretaria Especial da Mulher.

Assessoria Municipal de Igualdade Étnico-Racial

A Assessoria Municipal de Igualdade Étnico-Racial foi criada em junho de 2013 e é responsável assessorar na elaboração das políticas públicas, bem como articular o desenvolvimento e execução políticas públicas que reduzam as desigualdades raciais. Vinculada a Secretaria Especial da Mulher, através da Gerência de Direitos Humanos, a assessoria desenvolve ações que rompam com as formas de discriminação e preconceito com o objetivo de impedir a violação dos direitos de indivíduos e grupos étnicos-raciais.
Localização: Av. Rio Branco, 315- 2º andar- Centro- 55004-180Contatos: 3701-7445

2 - Assessoria de Promoção de Direitos e Elevação da Qualidade de Vida

A Assessoria de Promoção de Direitos e Elevação da Qualidade de Vida tem a função de subsidiar as ações da Secretaria Especial da Mulher de Caruaru voltadas ao reconhecimento das mulheres como sujeito dotado de direitos, numa perspectiva transformadora das relações sociais de gênero, através de ações integradas da gestão e da prestação de serviços entre diferentes políticas públicas. A referida assessoria objetiva fomentar a construção da cidadania ativa das mulheres caruaruenses.

3 - Assessoria de Fortalecimento Sociopolítico

A Assessoria de Fortalecimento Sociopolítico tem a função de subsidiar as ações da Secretaria Especial da Mulher de Caruaru voltadas à formação política e participação cidadã das mulheres, a partir do estabelecimento e fortalecimento de canais de diálogo com as mulheres de Caruaru e a sociedade civil organizada de forma geral. Seu objetivo é ampliar a participação e o controle social das mulheres sobre as políticas públicas municipais.

4 - Centro de Referência da Mulher Maria Bonita

Descrição: É um instrumento municipal e gratuito que presta acolhida, acompanhamento social e psicológico e orientação jurídica para mulheres em situação de violência – doméstica e/ou sexista – e vulnerabilidade social. A equipe do núcleo conta com advogadas, assistentes sociais e psicólogas. No núcleo são desenvolvidas ações educativas para a promoção da cidadania das mulheres. O CRM não é local de denúncia.
Localização: Rua Felipe Camarão, nº93- Bairro Nossa Senhora das DoresContatos: (81) 3701-1055/ 8648-2318E-mail: crm.caruaru@hotmail.com

5 - Conselho Municipal da Mulher

Descrição: Formado por mulheres representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, 25% e 75% respectivamente, reúne-se todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, no Centro de Referência da Mulher Maria Bonita, para propor ações e fiscalizar o que vem sendo desenvolvido em Caruaru para a promoção dos direitos e deveres das mulheres do município. Entre as atribuições do conselho está a formação continuada das conselheiras para conhecerem as políticas públicas que estão sendo executadas pelos órgãos competentes do município. As reuniões do conselho estão abertas para a participação de todas as caruaruenses.

Endereços/Contatos

Endereço: A Secretaria de Politicas para Mulher está localizada na Rua Padre Rolin, N 40, Bairro Maurício de Nassau.