Secretaria de Saúde

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Ações da Secretaria

São competências específicas da Secretária de Saúde planejar e executar a política municipal de saúde pública, por meio da integração com o Sistema Único de Saúde e suas ramificações na União e no Estado. O objetivo final da Secretaria é promover a qualidade de vida do cidadão no que diz respeito à atenção integral à saúde individual e coletiva.

Diretorias/Departamentos

Departamento Atenção Básica

A Rede Municipal de Atenção Básica de Caruaru conta com 42 unidades do programa federal Estratégia de Saúde da Família, também conhecidas como PSFs, e oito Centros de Saúde, ou EACS que devem ser os primeiros a serem procurados em caso de necessidade de cuidados básicos de saúde, tratamento ou pedidos de informação. As equipes são formadas por médico clínico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de Saúde Bucal, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e os agentes comunitários de saúde.Estas unidades são conhecidas como portas de entrada do sistema de saúde porque são o primeiro serviço que o usuário do SUS deve procurar. Grande parte das questões de saúde pode ser resolvida lá, onde são oferecidas ações de prevenção e promoção, evitando a busca pelas emergências e o agravo dos problemas de saúde.Normalmente o agente comunitário de saúde localiza o usuário ao fazer seu cadastro na residência, mas nada impede que o próprio usuário busque serviço básico de saúde mais próximo de sua residência. Todas essas unidades de saúde da atenção básica funcionam de segunda a sexta nos dois turnos - manhã e tarde.

Departamento da Atenção Especializada

A Atenção Especializada compreende um conjunto de ações e serviços de saúde realizados em ambiente ambulatorial, que incorporam a utilização de equipamentos médico-hospitalares e profissionais especializados para a produção de cuidado em média e alta complexidade. Essa atenção contempla cirurgias ambulatoriais, procedimentos traumato-ortopédicos, ações especializadas em odontologia, patologia clínica, anatomopatologia e citopatologia, radiodiagnóstico, exames de ultrassonografia, diagnose, fisioterapia, terapias especializadas, próteses e órteses.

Departamento de Vigilância em Saúde

A vigilância em Saúde é uma atividade da saúde pública que tem como objetivo principal a proteção e a promoção da saúde da população, coordenando e executando ações que visam a prevenção e o controle dos riscos relacionados a produtos e serviços de interesse à saúde e ao meio ambiente.A Vigilância em Saúde é subdividida em três sub-departamentos Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária.

Departamento de Regulação

A regulação tem a missão de organizar o acesso aos serviços de atenção à saúde, com base nos princípios de equidade e integralidade do SUS, competindo-lhe: propor e executar estratégias para garantir o acesso dos usuários e monitorar o processo de regulação de acesso do município, para subsidiar o planejamento de gestão e assistencial.

Administração

Dentro desse contexto, está inserido o Departamento de Tecnologia da Informação, o Setor de Gestão de Pessoas e o Núcleo de Educação Permanente (NEP). Todos esses setores ficam responsáveis pela gestão dos recursos humanos e materiais da Secretaria de Saúde de Caruaru.Podemos destacar o importante trabalho desenvolvido pelo NEP que busca soluções a partir dos problemas enfrentados no cotidiano do trabalho, considerando as experiências e as vivências de cada um e, com isso, promover transformações na prática profissional, na própria organização do trabalho e nas práticas ensino.As atribuições do NEP são: realização de pesquisas de campo e amostras de trabalhos científicos; realização de capacitações técnicas voltadas aos servidores, a fim de aperfeiçoar as práticas nos serviços de saúde, além da comemoração do dia de cada categoria profissional e, por fim, a distribuição, acompanhamento e articulação com instituições de ensino a fim de promover um espaço de formação aos alunos.

Serviços

ATENÇÃO BÁSICA:

SERVIÇOS DISPONÍVEIS

  • Acolhimento
  • Vacinação
  • Consultas médicas básicas
  • Consultas de enfermagem
  • Curativos
  • Entrega de medicamentos básicos
  • Aferição de Pressão arterial
  • Teste rápido de glicose capilar (HGT)
  • HiperDia (controle e acompanhamento da Hipertensão e Diabetes)
  • Coleta de material para exames de sangue
  • Consultas e tratamentos odontológicos
  • Planejamento familiar (com entrega de pílulas anticoncepcionais e de preservativos)
  • Pré-natal (O ideal é fazer 6 ou mais consultas, sendo no mínimo 2 pelo médico da família)
  • Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 2 anos
  • Acompanhamento de desnutridos
  • Administração de vitamina A para menores de 5 anos
  • Prevenção do câncer da mama e ginecológico
  • Atividades de Promoção de saúde e prevenção de doenças
  • Marcação de consultas especializadas
  • Marcação de exames especializados
  • Visitas domiciliares
  • Cadastramento de famílias na área de responsabilidade do PSF
  • Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • Tratamento da Tuberculose
  • Tratamento de Hanseníase
  • Avaliação da necessidade de acionar ambulância
  • Encaminhamento para urgências

Endereços/Contatos

Endereço: Avenida Vera Cruz, 654. São Francisco. Horário de funcionamento: 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Fone: (81) 3701-1400
Email: