Portal atualizado em: 3 de dezembro de 2022 | 11:13h

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Secretário(a)
Juliana Gouveia

Possui Mestrado em Direitos Humanos (UFPE), Especialização em História do Brasil e Graduação em licenciatura plena em História, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, e docente no Ensino Superior da UNINASSAU Caruaru. Possui experiência na Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco; na rede particular de ensino e como formadora de professores para o Projovem Campo Saberes da Terra do estado de Pernambuco. Atuou como Técnica em Memória no Monte Bom Jesus pelo projeto Cultura Valorização da Vida – FUNDARPE; além de experiência na área de políticas públicas para as mulheres. Também já atuou como secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru.

ATRIBUIÇÕES

À Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), subordinada diretamente ao (à)
Chefe do Executivo Municipal, compete formular, estabelecer, coordenar e articular as
políticas para mulheres, cuidar das políticas públicas de prevenção à violência e da
qualificação profissional, bem como elaborar e implementar campanhas educativas e
programas de combate à discriminação e à violência de gênero, além de elaborar o
planejamento de gênero que contribua na ação do governo municipal com vistas à promoção da igualdade e articular, promover e executar programas de cooperação com organismos públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.

DIRETORIAS/DEPARTAMENTOS

1- Enfrentamento à Violência

Combater à violência contra a mulher é um dever de todos. É preciso garantir o bem-estar da mulher em todos os ambientes seja em casa, na rua ou no trabalho. Para isso a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres buscam conscientizá-las sobre os riscos e a vulnerabilidade pelas quais elas passam, assim como também sobre os direitos que as assistem. É a Prefeitura de Caruaru, junto com as comunidades locais, cuidando e acolhendo a população feminina.

2- Saúde da Mulher

Educação e prevenção são fundamentais quando o assunto é cuidar da saúde das mulheres. E a secretaria está empenhada em, juntamente coma rede de saúde do município, em criar políticas e ações que ofereçam condições de atendimento digno para todas as mulheres. Tudo sob um olhar especial para aquelas que estão em situação de maior vulnerabilidade: lésbicas, bissexuais, transexuais, idosas, negras, com deficiência, indígenas, mulheres periféricas e do campo.

3- Política da Cidadania

Incentivar e promover a qualificação profissional, a autonomia econômica, promover o empoderamento, oferecer lazer, moradia, cultura e uma vida mais digna a todas. Em Caruaru, a mulher merece toda atenção e a secretaria não mede esforços no que diz respeito a trabalhar pela política de melhoria da qualidade de vida das mulheres do município.

ORGANOGRAMA