SPM promove protagonismo, diversão e garantia dos direitos das mulheres no São João de Caruaru

As visitantes e moradoras contarão com estrutura e programação especial nos festejos juninos.

Durante o São João de Caruaru 2018, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), estará atuando nos festejos juninos com ações voltadas ao protagonismo feminino, diversão e garantia dos direitos das mulheres. Três espaços distintos serão disponibilizados, pelo segundo ano consecutivo, para beneficiar tanto as caruaruenses quanto as visitantes: a ‘Casa da Mulher’, a ‘Feira da Mulher Empreendedora’ e o ‘Espaço Mulher’. Os serviços serão iniciados neste sábado (02), mesmo dia da abertura dos festejos do Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga, região central do município.

A ‘Casa da Mulher’ funcionará no Polo das Quadrilhas ou Polo Cultural, sendo um espaço voltado para a promoção do bem-estar das mulheres e de suas famílias durante os festejos juninos. Conta com fraldário, banheiro (não químico) para mulheres e crianças, espaço para aquelas que queiram amamentar seus filhos, brinquedoteca, espaço de acolhimento para os grupos da Terceira Idade, entre outros. Será um local de uso para toda a família.

A ‘Feira da Mulher Empreendedora’ será realizada também na Estação Ferroviária e, assim como no ano passado, será um espaço de oportunidade e visibilidade das mulheres vinculadas ao programa de empreendedorismo feminino desenvolvido pela SPM. “Vamos incentivar a produção das mulheres artesãs do nosso município”, ressaltou a secretária da pasta, Perpétua Dantas.

O “Espaço Mulher” funcionará no Espaço Cultural Tancredo Neves, sendo um ambiente de intervenção, proteção e acolhimento de todas as mulheres no decorrer da festa junina. Terá a atuação de advogadas, estagiárias de Direito e toda a equipe da SPM que, de forma articulada com o Juizado do Forró, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Militar, Secretaria de Saúde, entre outros parceiros, promoverá ações voltadas para o enfrentamento à violência contra a mulher. “Será um local onde todas as mulheres, visitantes e caruaruenses, terão seus direitos garantidos”, destacou Perpétua.

E como animação não pode faltar, os festejos juninos da cidade contarão também com uma programação especial para a mulherada promovida pela Fundação de Cultura em parceria com a SPM. A noite de São João, em 24 de junho, será toda dedicada às mulheres no palco do Polo Azulão com cantoras fazendo a festa da moçada. Na programação, a cena musical caruaruense feminina será representada por grandes nomes: Rogéria, Gabi da Pele Preta, Riá Oliveira e Bia Marinho. As apresentações serão a partir das 20h. Já o Polo das Quadrilhas sediará, no dia 29 de junho, mais uma noite genuinamente feminina, com diversas atrações e o mais autêntico forró de pé-de-serra, a partir das 21h. Tudo coordenado e comandado pela Secretaria de Políticas para Mulheres.

 

Fotos: Arnaldo Felix.

 

 

COMPARTILHAR