“Todo dia 25 é Dia Laranja” teve primeira formação presencial após pandemia

O evento aconteceu na SPM e contou com palestrantes do Ministério Público e do Instituto Maria da Penha, além de roda de diálogo

A primeira formação presencial do projeto “Todo Dia 25 é Dia Laranja”, após a pandemia da Covid 19, foi realizada na sexta-feira (23), pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O evento, que aconteceu no Auditório da SPM, contou com palestras de representantes do Ministério Público e do Instituto Maria da Penha, além de roda de diálogo.

A iniciativa é em prol do fortalecimento ao enfrentamento à violência contra as mulheres e é realizado todos os meses, preferencialmente nos dias 25 (ou próximo), ao longo de todo ano. Em Caruaru, o enfrentamento à violência contra a mulher é efetivado cotidianamente.

Os primeiros temas foram os projetos: “MP Empodera” e “Elos da Convivência”, com Bianca Stella Azevedo, coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher, do Ministério Público do Estado de Pernambuco (NAM / MPPE). “Eu queria parabenizar a Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru pela realização desse evento, por ter trazido o Ministério Público para cá, para essa proximidade com a sociedade”, ressaltou Bianca.

A coordenadora do NAM / MPPE, destacou a importância da discussão sobre o empoderamento feminino. “Para que a gente possa livrar, não só as mulheres como as meninas de um ciclo de violência”. De acordo com Bianca, “através das meninas consegue-se uma transformação social, na promoção da equidade de gênero, para que tenhamos um município mais tranquilo, que possa se desenvolver, e sustentável sócio e economicamente”.

Em seguida, a advogada, professora universitária e membra voluntária do Instituto Maria da Penha, Raíssa Braga, falou sobre os 16 anos da entrada em vigor da Lei Maria da Penha.”Essa Lei mudou o direcionamento do nosso país, mas ainda temos muitas mulheres que não compreendem que estão sendo violentadas. Faltam informações para elas e, também, empoderamento”, alertou Raíssa.

*Dia Laranja*

Desde 2019, a Prefeitura Municipal de Caruaru, por meio da SPM, adotou a campanha do “Dia Laranja” e realiza, no dia 25 de cada mês, ações preventivas e educativas, por meio de campanhas de enfrentamento à violência contra as mulheres, através de ações de panfletagens dos materiais educativos, campanhas nas redes sociais, e palestras.

O “Dia Laranja” alerta para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas, convocando ativistas, governos e agências da Organização das Nações Unidas (ONU) a se mobilizarem pela prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas, não só uma vez ao ano, 25 de Novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres), mas todos os meses.

COMPARTILHAR