Unidades Básicas de Saúde comemoram Dia da Gestante

A gravidez é um período especial na vida das mulheres. Por isso, ganhou até uma data no calendário nacional, o dia 15 de agosto, Dia da Gestante. Para festejar a data, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caruaru estão realizando várias ações simultaneamente ao ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo ao aleitamento materno. Entre as ações estão: palestras, rodas de conversa e visitas à Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres (MMSDP).

A primeira visita de vinculação foi realizada, no dia 4 de agosto, com as gestantes que são atendidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Agamemnon Magalhães II. Nesta quarta-feira (17), será a vez das gestantes da UBS Rendeiras I.

Um dos principais serviços ofertados para as gestantes da Atenção Básica são as consultas de pré-natal. Elas buscam garantir a saúde das mamães e dos bebês para o grande momento, que é o dia do parto. Já as visitas de vinculação, como o próprio nome sugere, busca promover um vínculo entre as mulheres e o local, onde elas irão partejar os seus bebês.

“O pré-natal é fundamental na prevenção e detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante”, disse a gerente de Atenção Básica, Letícia Galvão.

A gerente falou ainda sobre a importância das visitações de vínculo das gestantes à maternidade. “É um momento único, onde cada gestante tem a oportunidade de conhecer previamente a estrutura da nova maternidade, os locais por onde vão passar, desde o pré até o pós-parto. Isso garantirá mais segurança para o dia que necessitarem do atendimento”, explicou.

Educação Permanente

Nesta segunda-feira (15), também foi realizada uma capacitação, que teve como tema: Redução de Danos na Gestação. O treinamento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde e teve como público-alvo os enfermeiros da Atenção Básica, voltado para os cuidados com o uso prejudicial de drogas na gestação e como abordar o tema. A ação foi realizada pela coordenação de Políticas Estratégicas, coordenação de Saúde da Mulher e coordenação de Saúde da Criança e Adolescente.

COMPARTILHAR